quarta-feira, junho 06, 2018

RIP a cineasta ucraniana Kira Muratova (2 filmes da realizadora)

No dia 6 de junho de 2018 morreu a cineasta e atriz ucraniana Kira Muratova (1934-2018), informa a página Buro24/7.ua, citando o marido da realizadora, Yevhen Holubenko.

Os filmes de Muratova eram constantemente criticados pelos oficiais soviéticos devido a sua linguagem cinematográfica idiossincrática que não obedecia às normas do realismo socialista. A estudiosa de cinema Isa Willinger comparou a linguagem cinematográfica de Muratova à linguagem vanguardista soviética, especialmente à montagem de atrações do Eisenstein. Várias vezes Muratova foi proibida de trabalhar como realizadora, por longos períodos de tempo.

O seu drama romântico Korotkiye vstrechi (Breves Encontros), filmado em 1967, o seu longa-metragem de estreia, foi banido pela censura soviética durante 20 anos antes de ser lançado oficialmente após o início da Perestroika.

Ver “Breves Encontros” legendado em inglês / húngaro:

O seu drama Astenicheskiy sindrom (Síndrome Asténica), filmado já na época da Perestroika em 1989, ganhou em 1990 o Urso de Prata – Prémio Especial do Júri no 40º Festival Internacional de Cinema de Berlim.
Ler mais sobre a realizadora
Ver “A Síndrome Asténica” legendado em inglês / espanhol:

O seu último trabalho cinematográfico, drama: “Redenção Eterna: The Casting” (Vechnoe vozvrashchenie), foi terminado em 2012:

A causa da morte ainda é desconhecida. Kira Muratova tinha 83 anos, vivia e trabalhava em Odessa.

Sem comentários: