sábado, julho 29, 2017

Ataque contra a embaixada dos EUA em Moscovo em julho de 1958

As tecnologias dos “protestos populares” eram criadas, aprimoradas e usadas pela União Soviética praticamente desde a sua fundação. Organizados, financiados, controlados e dirigidos pelas autoridades soviéticas, estes protestos eram de violência muitíssimo controlada e pretendiam mostrar aos “capitalistas” o tamanho da fúria potencial do cidadão soviético em defesa de “paz, socialismo e progresso”.
Os populares em "ação de indignação" pelas ações americanas
Em 1958 o mundo testemunhava a Crise do Líbano, na sequência da Crise de Suez e das relações tensas entre Líbano e Egito. O presidente libanês Camille Chamoun, cristão e pró-ocidental, pediu a intervenção dos EUA, face à tentativa de iniciar a guerra civil, desencadeada, pelo então, primeiro-ministro sunita Rashid Karami que contava com apoio do nacionalismo árabe.
A polícia moscovita em fardas brancas e a tropa do Ministério de Interior à cavalo
Em resposta, o presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower autorizou a operação militar “Blue Bat” que se iniciou em 15 de julho de 1958. A operação envolveu cerca de 14.000 homens, incluindo 8.509 pessoas do Exército (contingente da 24ª Brigada Aerotransportada da 24ª Divisão de Infantaria com sede na Alemanha) e 5.670 oficiais e soldados do Corpo de Fuzileiros Navais. A presença das tropas reprimiu com sucesso a oposição e os EUA retiraram as suas forças em 25 de outubro de 1958.
"Mãos fora do Líbano"; "... pela Paz"; "Mãos fora do Iraque"
No fim da manif, os populares simplesmente abandonaram os seus dísticos
em frente do edifício onde se situava a embaixada americana em Moscovo
Retaliando, a “humanidade progressista soviética”, em uníssono, se manifestou contra a intervenção militar “armamentista” americana!
"Mãos fora do Líbano!"; "Mãos fora do Iraque"; "Mãos fora da Jordânia"; ...Paz..."
(notável que após a manif os cartazes foram simplesmente abandonados na rua...)
As forças americanas tiveram 4 baixas durante toda a operação: três soldados faleceram em acidente de viação e mais um foi vítima do fogo do franco-atirador (fontes @clio.eu; cont.ws; wiki).
A manif "espontânea" e "anti-sionista" num kolkhoze do interior soviético, 1967 (?)

Sem comentários: