sexta-feira, julho 28, 2017

Senado dos EUA aprova novas sanções contra a Rússia

O Senado dos EUA aprovou, por uma maioria esmagadora (98 contra 2), o projeto de lei sobre novas sanções contra a Rússia, informa Reuters.

Agora, o documento será submetido à assinatura do presidente americano. Em 25 de julho, o mesmo projeto de lei foi votado favoravelmente (419 contra 3 votos) na Câmara dos representantes (Congresso dos EUA).

Alterações proíbem ao presidente retirar as sanções contra Rússia sem o voto favorável do Senado/Câmara, bem como introduz uma série de medidas económicas que limitam o montante máximo de investimento em oleodutos e gasodutos russos, bem como a participação de empresas americanas em projetos de energia conjuntas com a Rússia.

Espera-se que o Presidente Donald Trump, a sede da campanha do qual é suspeita de ter ligações com a Rússia, irá assinar a nova lei. É de salientar que as sanções são diretamente ligados à anexação e ocupação pela Rússia da península ucraniana da Crimeia, além de apoio político, económico, logístico e militar às forças russo-terroristas que ocuparam, temporariamente, o leste da Ucrânia.

Sem comentários: