quarta-feira, julho 05, 2017

Ucrânia celebra o 3º aniversário de libertação de Slovyansk

Três anos atrás, na noite de 4 à 5 de julho de 2015 decorreu o último combate no 5º posto de controlo na entrada da cidade de Slovyansk, quando os militares da 25ª Brigada das FAU aniquilaram o grupo blindado do terrorista russo Igor “Strelkov” Girkin que tentava abrir caminho até a cidade ucraniana de Kramatorsk.
O contingente ucraniano misto era composto por militares da 25ª Brigada das FAU, sob comando do Andriy Tkachuk e dos polícias do destacamento “Berkut” de Zaporizhia, comandado pelo coronel Oleksandr Panchenko. Naquele combate morreu o pára-quedista ucraniano Roman Mendel, último militar ucraniano que tombou nos combates pela libertação da cidade.
As forças ucranianas conseguiram aniquilar e queimar um blindado T-64, dois blindados ligeiros BMP–2, um BMD–2 e uma viatura ligeira. A infantaria russo-terrorista perdeu mais de 20 homens (fonte).
As barricadas russo-terroristas em Slovyansk, com os slogans,
maldizendo os que "deixaram" a cidade aos ucranianos
Infelizmente, devido aos acordos dos bastidores, as forças principais do bando de Girkin se retiraram em direção ao Donetsk, reforçando as forças terroristas naquela cidade, atacando as unidades ucranianas cercadas no setor “D” (entre a cidade de Donetsk e a fronteira russo-ucraniana). As forças terroristas receberem uma espécie do corredor seguro, promessa honrada pelas forças ucranianas, não sendo atacadas na retirada nem do ar, nem pelas forças terrestres...
Ivan Zhuravlev
Os primeiros militares ucranianos à entrarem no centro de Slovyansk foram batedores voluntários do Batalhão da Guarda Nacional “General Kulchitskiy”, Ivan Zhuravlev e Vasyl Kovalchuk.
Vasyl Kovalchuk
Os dois informaram o comando ucraniano sobre a retirada dos russo-terroristas e serviram de guias na condução da principal coluna militar ucraniana na entrada ao centro da cidade. Depois, os dois, juntamente com oficial de imprensa do Ministério da Defesa da Ucrânia, Vlad Voloshyn, subiram ao telhado do Comité Executivo do Slovyansk, usado com a base dos terroristas, para içar a bandeira da Ucrânia, que se tornou o símbolo da primeira vitória nessa guerra russo-ucraniana (de esquerda para direita: Voloshyn, Kovalhuk e Zhuravlev).

Sem comentários: