sábado, julho 08, 2017

A cantina de Chornobyl (26 fotos)

O blogueiro belaruso Maxim Mirovich visitou recentemente a Zona de Exclusão de Chornobyl, onde almoçou na cantina local e voltou vivo para contar a sua experiência.

Antes de tudo, não há nenhuma “radiação” na cantina de Chornobyl, todos os alimentos são trazidos de fora, além disso, a verificação e monitoramento de segurança são realizadas de forma contínua – assim comer na cantina da estação nuclear de Chornobyl, talvez, é mais seguro do que em alguns cafés das capitais europeias.

Assim, o que segue é a história da cantina que está localizada em um dos lugares mais perigosos do mundo ;-)

02. A cantina está localizada no território da estação nuclear de Chornobyl, mas um pouco fora do 4º reator nuclear, agora coberto com o novo sarcófago moderno, chamado de “Arca”. Isso é compreensível, nas proximidades do 4º reator os níveis de radiação se mantêm aos níveis de 500-700 Mkr/h (a norma máxima segura é de 50 Mkr/h). O edifício fica um pouco afastado das restantes edificações, todas as suas comunicações são externas, isso foi feito para não escavar a terra, ainda bastante contaminada pela radiação.

03. Turistas aparecem aqui muito raramente, o local é considerado sensível, atende, principalmente os trabalhadores da estação nuclear de Chornobyl, bem como todos os outros funcionários da Zona de Exclusão. Os trabalhadores de Chornobyl vão para a cantina à pé, os restantes utentes são trazidos pelos autocarros/ônibus:

04. Vista exterior do edifício. É uma construção inteiramente nova, construída já após o acidente de Chornobyl – todos os edifícios administrativos e técnicos nos arredores da 4º reator nuclear não são utilizados devido aos elevados níveis de radiação.

05. Na entrada da cantina estão os cães de Chornobyl, diferentemente dos agressivos “cães cegos” do jogo S.T.A.L.K.E.R., os reais cães do Chornobyl são muito amistosos e pacíficos ;-)

06. Os cães apanham o calor ao sol aquecido pela radiação na entrada da cantina e escoltam todos os que entram ou saem da cantina, com olhar cheio de saudades e esperança. Aparentemente, os cães são bem alimentados, caso contrário, eles não estariam se divertindo no local.

07. Na entrada podemos ver o local de guarda-roupa de outono-inverno (casacos, gabardinas, paletós). Neste momento o local está em desuso, mas no inverno, aparentemente, é procurado pelos utentes.

08. Qualquer um que entra na cantina tem que passar pelo leitor de radioatividade, que simplesmente não deixará entrar a pessoa que tiver nas suas roupas, mãos ou pés algumas partículas radioativas. A saída pode ser feita pelo torniquete / catraca normal:

09. À esquerda do leitor e do torniquete / da catraca está a entrada ao WC/banheiro, onde os funcionários da estação lavam as mãos antes do almoço, geralmente de forma longa e cuidadosa, quase como cirurgiões – são as regras bastante comuns de segurança na Zona de Exclusão.

10. O WC/banheiro é bastante moderno, com exceção de torneiras, um pouco antiquadas:

11. No edifício existem duas salas que servem as refeições, a menor no piso térreo e maior no segundo piso, aparentemente os funcionários de várias empresas são espalhadas por diferentes salas, à fim de não criar as filas desnecessárias.

12. Subimos ao segundo piso – a sala de jantar é muito maior, com paredes altas, junto as escadas estão estas plantas:

13. Ao longo da parede mais afastada está situada a linha de distribuição de alimentos, que está localizada em frente da cozinha quente. A linha de distribuição leva à duas caixas, que estão localizadas numa espécie de “apêndice”:

14. Vamos comer então!

15. Os turistas autorizados desfrutam do almoço incluído no preço do seu tour, os empregados da estação podem escolher entre vários pratos.

16. Os dois tipos de saladas – vinagrete com pepino / repolho ralado, cenoura com o mesmo “kit extra”. Na prateleira inferior – copos com kefir.

17. Os pepinos com repolho e endro (segunda metade do prato) foram muito saborosos)

18. Depois veio borsch ucraniano, delicioso e de sabor bem caseiro. O prato principal quente – bife de frango grelhado e levemente refogado, macarrão com molho e um pequeno pedaço de couve-flor frito. Também muito ok.

19. A sobremesa é composta por duas bebidas – compota (de maçã) e geleia de framboesa:

20. Os trabalhadores pagam os seus almoços na caixa, se este não for pago pela sua empresa. Se pode pagar em dinheiro ou com cartão.

21. A foto do almoço junto ao dosímetro) Sim, ainda havia a sobremesa principal – uma fatia de tarte de queijo com leite condensado. As doses são bem grandes)

22. Os trabalhadores da Zona de Exclusão de Chornobyl que comem na cantina:

23. As damas:

24. A cantina da estação nuclear de Chornobyl é uma empresa moderna, e todo o equipamento aqui também é bastante moderno. Aqui está a cozinha quente, onde as refeições são preparadas:

25. Este é o local onde se lavam os pratos.

26. Os pratos, à propósito, devem ser levados, junto com a bandeja, até a transportadora especial:

27. Na saída)

Assim é a cantina da estação nuclear de Chornobyl. Gostaram? Aceitariam de almoçar lá ;-) ?

Texto e fotos @Maxim Mirovich

Sem comentários: