quarta-feira, julho 26, 2017

Mikheil Saakashvili perde a cidadania ucraniana

O Serviço Estatal de Migração da Ucrânia (DMSU) confirmou oficialmente que ex-presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili perdeu oficialmente a cidadania ucraniana, a respetiva ordem presidencial foi assinada pelo presidente Petró Poroshenko.

Mikheil Saakashvili perdeu a cidadania ucraniana de acordo com Artigo 19, 21 da Lei ucraniana “Sobre a cidadania”.

Formalmente, a PGR da Ucrânia recebeu o pedido de verificação da legalidade da obtenção da cidadania ucraniana pelo Mikheil Saakashvili, da autoria do deputado da Rada Suprema (Parlamento) do Partido Radical – Andriy Lozoviy. O pedido foi encaminhado ao DMSU que estabeleceu que ao aplicar os dados na obtenção da cidadania Mikheil Saakashvili violou as disposições da Lei “Sobre a Cidadania”, fornecendo a informação falsa. Nomeadamente, não disse a verdade respondendo a questão se “alguma vez estava sob a investigação na Ucrânia ou no exterior”, enquanto em maio de 2015 ele foi preso à revelia na Geórgia.

Como resultado, a Comissão de Cidadania tomou a decisão de revogar a cidadania do ex-governador de Odessa, devido “fornecimento consciente de informações falsas” e o respetivo decreto foi assinado pelo presidente Petró Poroshenko.

Blogueiro: Mikheil Saakashvili fez um trabalho absolutamente extraordinário na Geórgia, retirando o seu país de um enorme buraco civilizacional, caminho que o país percorreu em menos de uma década. Esperava-se que ele poderia apresentar a obra semelhante no seu posto do governador de Odessa. Algo que simplesmente não aconteceu.

Como governador de Odessa, Mikheil Saakashvili tinha mais poder do que qualquer outro governador ucraniano, infelizmente, grande parte do seu tempo ele gastava em mais diversas ações de RP. Perdendo quase todo o seu potencial nestas lutas inglórias, transformando-se em 2017 um apresentador da TV com retórica puramente contestatária e o líder de um partido político emergente de influência praticamente irrelevante.

Estando fora da Ucrânia, Mikheil Saakashvili recebeu a mensagem clara, vinda da presidência da república: não volte à Ucrânia, fique fora do país. O nosso blogue não está feliz com essa decisão do presidente Poroshenko, mas também não está triste, infelizmente, tudo indica o ciclo do Saakashvili chegou ao seu fim...   

Sem comentários: