domingo, julho 16, 2017

BMP-97 “Vystrel” russo é destruído na Síria (fotos e vídeo)

O vídeo colocado online no dia 20 de junho de 2017, presumivelmente pelas forças do regime sírio, mostra o blindado russo BPM-97 “Vystrel”, queimado e destruído na localidade de Tallila, na área de Palmira.
Os blindados ligeiros “Vystrel” são usados ativamente pelas forças russas na Síria, uma parte destes equipamentos passou às mãos de Daesh/EI após a derrota das forças russas e sírias em Palmira.
O material militar russo abandonado em Palmira em 9-12/12/2016

Este equipamento também foi usado pelas forças russo-terroristas na Donbas, nomeadamente no decorrer dos combates pelo controlo de Debaltseve (fonte).

Ver no YouTube (momentos 9´ e 9´55´´):
A imprensa regional russa, escreve que na Síria os blindados BMP-97 são usados pela brigada governamental Suqur al-Sahara (Falcões do Deserto), descrita como uma unidade de elite do regime sírio.  
A publicação diz que os BMP-97 são usados na Síria desde verão de 2015, onde foram empregues “numa série de operações importantes”. Como tal, é bastante difícil ajuizar quem morreu no blindado destruído e queimado, militantes do Daesh/EI, forças do regime sírio ou mercenários russos, afetos às empresas militares privadas.

Sem comentários: