quarta-feira, fevereiro 08, 2023

Ucrânia receberá 178 blindados MBT Leopard 1A5

Alemanha enviará à Ucrânia 178 MBT Leopard 1A5, 88 unidades fornecerá corporação Rheinmetall e outros 90 virão da empresa Flensburger Fahrzeugbau Gesellschaft, informa o Süddeutsche Zeitung, citando fontes do governo.

O Ministério Federal da Economia aprovou a exportação de blindados para Ucrânia.

O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, disse durante sua visita surpresa a Kyiv que 20 a 25 tanques devem ser entregues à Ucrânia até o verão. Até o final do ano devem ser entregues outros 80. O objetivo é chegar a mais de 100 no decorrer do primeiro ou segundo trimestre de 2024. Isso significa que pelo menos três batalhões ucranianos devem ser equipados, incluindo o material a ser adquirido para peças de reposição e munições. Além disso, foi iniciada a formação de 600 sargentos.

Supõe-se que a Ucrânia comprará tanques do fabricante de armas alemão Rheinmetall por um valor total de mais de 100 milhões de euros. A Alemanha também está considerando comprar de volta 15 tanques Gepard do Catar, vendidos para garantir a recente Copa do Mundo.

Um representante da Rheinmetall garantiu que teoricamente poderia fornecer à Ucrânia 51 tanques Leopard 2 (Leopard 2A4) e 88 tanques Leopard 1 (Leopard 1A5), informa o Die Welt. Destes, 22 tanques Leopard 2 podem ser entregues após reparo apenas no final de 2023 ou início de 2024. Outros 29 tanques Leopard 2 também estão em reparo, eles podem ser enviados na primavera de 2023.

Vários MBT Leopard 1 nas instalações do Flensburger Fahrzeugbau Gesellschaft (FFG).
Imagem: Aliança/DPA | Axel Heimken

Em 25 de janeiro, a Alemanha anunciou sua decisão de fornecer à Ucrânia 14 tanques Leopard 2. Antes disso, a Polônia anunciou que estava pronta para enviar 14 tanques Leopard à Ucrânia. O então primeiro-ministro Mateusz Morawiecki disse que Varsóvia esperava um «sinal claro» de Berlim de que não se oporia ao fornecimento de tanques alemães a um terceiro país. No total, as Forças Armadas da Ucrânia receberão de 120 a 140 tanques modernos de modelos ocidentais de países ocidentais, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros / das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, segundo o Ukrayinska Pravda. Entre eles estão Leopard 2, Challenger 2, M1 Abrams, e a Ucrânia também conta com Leclerc.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Ocidente tinha que dar bombas termobáricas, bombas de cobalto para a Ucrânia. Aí sim seria uma ajuda amigável.