segunda-feira, fevereiro 13, 2023

Inteligência militar da Ucrânia: no mar, no céu, no solo

«Inteligência militar da Ucrânia: no mar, no céu, no solo» é uma série de três filmes dedicados às operações de combate com a participação de militares do GUR do Ministério da Defesa da Ucrânia em 2022.
Um novo projeto de documentário sobre a participação de militares do GUR MOU no ataque aéreo a «Azovstal», a batalha pela Ilha Zmiiniy e a contraofensiva na região de Kharkiv está planeado para transmissão.

«Operações que são brevemente abordadas aqui: o desembarque e a batalha na Ilha Zmiiniy, uma poderosa contra-ofensiva na região de Kharkiv, da qual participou a unidade voluntária Kraken, e voos para Azovstal, onde a aviação do exército demonstrou milagres de habilidades de voo, penetrando na retaguarda do inimigo, - todos merecem ser imortalizados na história da guerra, para que outros possam aprender com este material», diz o autor do ciclo, jornalista, soldado das Forças Armadas da Ucrânia Artem Shevchenko.

Ele observou que três operações, nas quais a inteligência militar esteve total ou parcialmente envolvida, formaram a base dos documentários «Céu» sobre os acontecimentos da primavera de 2022, «Mar», que mostra o desembarque de forças especiais na ilha Zmiiny em 8 de maio, assim como «Terra» - sobre uma operação ofensiva no outono de 2022 na direção de Kharkiv. Cada um dos filmes dura 45 minutos.
«Esta é uma crônica militar, mostrada com veracidade, emoção, através de participantes de vários níveis: o chefe do GUR, major-general Kyrylo Budanov e outros oficiais relacionados às operações e, o mais importante, participantes diretos nas hostilidades», acrescenta Shevchenko.

Andriy Yusov, representante da Diretoria Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia, observou que cada uma das operações mencionadas continua sendo um ponto de tensão: ilha Zmiiny foi bombardeada recentemente, a operação para desocupar Mariupol e o retorno dos defensores da Ucrânia do cativeiro russo ainda está em andamento, e Kupyansk está sob ataque do inimigo. Ao mesmo tempo, segundo ele, já existe uma história de heroísmo por trás, que precisa ser destacada.

«É por isso que o general Budanov apoiou, dizem eles, as pessoas têm o direito de saber. O país e o mundo inteiro devem estar cientes das operações bem-sucedidas não só de inteligência, mas também de todas as forças de defesa - que esforços dão resultados, que riscos correm os militares - desde o momento da concepção até a implementação da operação», disse Yusov.

Ao mesmo tempo, o vice-ministro da Cultura e Política de Informação, Taras Shevchenko, enfatizou que o ICIP apoia financeiramente este projeto e também se unirá a iniciativas semelhantes, porque “documentar eventos militares é uma parte importante da preservação da memória histórica”.

O filme estará disponível no canal do YouTube do GUR MOU. Os planos incluem a dublagem do filme para o inglês ou a criação de legendas em inglês.

Sem comentários: