quarta-feira, fevereiro 22, 2023

«Predator» ucraniano liquida uma unidade do GRU russo

Ocupante russo alguns instantes antes do seu fim...
Na Internet ficou famoso o vídeo em que dois militares ucranianos da 92ª brigada das FAU estão defender um posto de observação contra o avanço das forças russas, muito superiores em pessoal e equipamentos.  

O combate aconteceu nos arredores da aldeia de Novoselivske, perto da autoestrada R07-R66 Kupyansk-Svatove-Kreminna. As unidades russas tentaram romper as defesas ucranianas, usando para o efeito uma unidade de elite. De acordo com dados de inteligência, eram as unidades da 16ª Brigada Especial (GRU) do Estado-Maior das Forças Armadas da federação russa.

No início as posições ucranianas foram alvejados por dois tanques russos. O terceiro estava no apoio. Depois veio o blindado ligeiro BMP, trazendo até 30 atacantes. Ao julgar pelo seus equipamentos e fardamento, não eram nenhuma «bucha de canhão».

Carregador especial do atacante russo

Esta «elite» do exército russo foi esmagada por soldados de infantaria ucranianos comuns da 92ª Brigada. Um dos soldados que abateu o russo da foto com fogo da metralhadora também incendiou o BMP.

Neste dia, não só os rapazes da 92ª Brigada se destacaram. Os russos tentaram invadir todo o trecho de Svatovo à Kreminna. E em todos os lugares foram derrotados.

Os militares ucranianos que se mantiveram firmes na região de Luhansk são dignos dos maiores prémios. Porque eles mostraram o que a «elite militar russa» realmente vale em solo ucraniano e em combates reais.

Explicação mais detalhada sobre o combate:

Versão completa do combate corpo a corpo foi filmada pela câmera do combatente ucraniano «Predator». Vemos que a posição é uma espécie de posto de observação avançado, situado numa plantação florestal, uma trincheira curta e rasa e um abrigo para dois. Há apenas dois militares ucranianos à defender a posição. Por ser uma posição de observação, os observadores nem sequer tem a tarefa de a defender. A sua obrigação é observar o inimigo e notificar às forças principais via rádio. Um guerreiro entra em combate corpo a corpo com um grupo russo de assalto. O vídeo mostra claramente dois soldados russos. Ucraniano atira contra um deles com o lançador de granadas do tipo RPG-7 «Mukha», o segundo se aproxima da trincheira e militar ucraniano o abate à queima-roupa com uma metralhadora. A posição foi defendida, o ataque foi repelido. Um feito real digno de um grande prémio. Ao guerreiro ucraniano foi pedida uma entrevista, neste momento se aguarda essa oportunidade.

O já famoso «Predator» ucraniano

O segundo combatente ucraniano, que não participou em combate ativamente, nas vésperas sofreu uma contusão, apesar disso ele está cumprindo todos os comandos do seu par. Ele prepara granadas, munição e RPG, fala ao rádio, e garante que dois combatentes ucranianos funcionem como um todo. Em resultado, cerca de 12 atacantes russos foram abatidos, os 4 deles liquidou «Predator», os restantes foram atingidos pelo fogo de artilharia ucraniana. Os dois ucranianos merecem as mais altas condecorações para a bravura em combate. 

Glória à Ucrânia! 

Sem comentários: