quinta-feira, fevereiro 23, 2023

O hiper-realismo ucraniano de Oleksandr Kanyuka

O artista ucraniano Oleksandr Kanyuka pinta retratos hiper-realistas de pessoas famosas. Todas as suas obras são em preto e branco. Ele os desenha no papel usando apenas lápis de carvão e grafite. Leva até 80 horas para criar um trabalho.

“Coloco a ênfase principal nos detalhes - rugas, poros da pele, dos quais gosto muito. Em geral, isso pode ser chamado de hiper-realismo”, observou o artista.





O artista retrata ucranianos famosos: Taras Shevchenko, Lesya Ukrainka, Simon Petlyura, Stepan Bandera. Ele se inspira especialmente no Comandante-em-Chefe das Forças Armadas da Ucrânia Valery Zaluzhnyi - o artista já pintou quatro retratos do general.

Ele também retrata líderes estrangeiros que apoiam a Ucrânia, incluindo o presidente dos Estados Unidos Joseph Biden, o presidente polaco/polonês Andrzej Duda e o ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

O artista não ignorou os símbolos da guerra - o galo de cerâmica de Borodyanka e o cão Patron.

Ver mais: https://www.ukrinform.ua/rubric-regions/3673508-hmelnickij-hudoznik-stvoriv-cotiri-realisticni-portreti-valeria-zaluznogo.html

1 comentário:

Anónimo disse...

A lógica Sovok-Erefii)

Quando um patriota ucraniano estava infiltrado no NKVD para reunir informações de inteligência para o OUN-B, a cúpula soviética o considerava anticomunista, traidor e vrag.

Quando um patriota ucraniano estava infiltrado em grupos militares alemães para colher informações e assim aniquilar os ocupantes nazis, o regime soviético o considera fascista.

Agora que a Ucrânia tem a estima do mundo, ela precisa mais do que nunca revisar a história que os soviéticos contaram sobre os patriotas.