quarta-feira, fevereiro 01, 2023

T-90A/S/M «Proryv» russo chumbou no exame da Ucrânia

Até hoje, foi documentada a destruição, danificação, captura e abandono de 45 tanques russos T-90A/S/M «Proryv» na Ucrânia. De acordo com dados não documentados, esse número ultrapassou 70 unidades.

De acordo com os mesmos dados também foram destruídos / danificados / capturados ou abandonados 940 tanques da série T-72 dos 2.030 existentes na rússia, 380 tanques da série T-80 dos 550 prontos para combate e 45 da série T-90, dos não se sabe ao certo, quantos, escreve o canal https://t.me/Ukraine_365News

Acreditava-se que antes da guerra na Ucrânia a rússia possuía até 450 tanques T-90 em serviço. Mas surge a pergunta: se a rússia tiver um número suficiente de tanques T-90 prontos ao combate, por que, desde o outono de 2022, na guerra da Ucrânia foram usadas as versões de exportação T-90S, e não os T-90A/M em serviço nas forças armadas da federação russa?

Desde a década de 2010, os tanques T-90 do exército russo foram gradualmente desativados e enviados ao armazenamento. Na época do início da invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, o exército russo não tinha muitos tanques T-90 prontos ao combate. As restantes unidades estavam desativados ou precisando de uma recuperação de raiz.

Ou seja, com base nos dados documentados disponíveis hoje, cerca de 50% do T-90 prontos para combate e “sem iguais em todo o mundo” foram destruídos na Ucrânia. Se tivermos em conta os dados não confirmados o número dos T-90 perdidos pode chegar aos 70% do total da sua produção.

Precisamente um número tão catastrófico de perdas de T-90 prontos para o combate pode explicar o facto de que a rússia usar os blindados de exportação nas suas operações na Ucrânia, incluindo T-90 “Bhishma”, destinados à Índia. É de notar que até hoje Ucrânia destruiu dois tanques russos T-90S, destinados à exportação.

O resultado é simples. O T-90 “inigualável no mundo” em termos de número de unidades destruídas não é melhor que o T-72 e o T-80, ou seja, não é muito diferente da clássica escola soviética de construção de tanques, que algumas gerações estão atrasados dos métodos modernos de guerra, tendo, no campo de batalha, a taxa tão baixa de sobrevivência.

Bónus

Forças especiais francesas informaram que no dia 15 de janeiro de 2023 interceptam um navio que transportava armas e munições fornecidas pelo Irão aos militantes no Iêmen, como parte dos esforços para conter Teerão, escreve WSJ.

Foto: U.S. Navy Central Command/via Reuters

Foto: U.S. Navy Central Command/via Reuters

A bordo estavam 3.000 AK-47, 500.000 cartuchos de munição e 23 mísseis antitanque. É provável que as armas e munições interceptadas possam ser entregues à Ucrânia. 

Sem comentários: