segunda-feira, fevereiro 06, 2023

O Campo de Marte do cemitério de Lychakiv em Lviv

Todas as fotos e texto Dmytro Lykhoviy
A cidade de Lviv. Cemitério de Lychakiv. Uma tarde. 245 sepulturas atrás da cerca do grande cemitério. Nas sepulturas e acima delas, como se as almas flutuassem - luzes, lanternas, guirlandas, montanhas de flores. E cruzes, bandeiras, bandeiras, bandeiras de novo, meninos e meninas sorridentes nos retratos.

Eram 245 em meados de janeiro. Agora possivelmente haverá mais. Sem contar os que estão no recinto do próprio cemitério.

Pela primeira vez desde o início da grande guerra, fomos a algum lugar a oeste de Kyiv - numa missão triste fomos para Lviv. E foram os novos enterros no Campo de Marte, no lado esquerdo do cemitério de Lychakiv, que mais nos impressionaram.




«Coelinho...»

2º Sargento Ksenia Hrytyna...

Uma longa fila composta por oito sepulturas seguidas. O primeiro campo já está totalmente preenchido, os enterros começaram no segundo retângulo, ao lado do primeiro.

Vários novos enterros são efetuados quase todos os dias - isso pode ser visto pelas datas nas tabelas. São sepultados os residentes de Lviv. Aqueles que serviram nas unidades aquarteladas de Lviv. Também aqueles cujos parentes agora vivem nessa cidade.

Nas fotos - soldados e oficiais, homens e mulheres, voluntários e militares de carreira, mais velhos e muito jovens.

Heróis da Ucrânia. Combatentes conhecidos ao público pela imprensa, vários outros rostos familiares, maridos das amigos do Facebook. E apenas soldados, não menos respeitados por seus familiares e amigos.

Bandeiras da Ucrânia, das respetivas unidades das Forças Armadas da Ucrânia, da Guarda Nacional (NGU) e de formações voluntárias.




As campas dos membros ativos de claques / torcedores dos «Karpaty», «Dnipro», «Metalist» são marcados com lenços dos seus clubes de coração.

Árvores de Natal estão em todos os túmulos.

«Coelhinho...» - uma das coroas de flores tem a comovente última dedicatória da amada.

O Campo de Marte fica lotado até o anoitecer - família, parentes e amigos dos falecidos vêm aqui. Mas mesmo à noite, uma jovem viúva senta-se numa das sepulturas.

Um das centenas de novos cemitérios desta longa, velha e sangrenta guerra. Em que vamos nos vingar e vencer. Vamos lembrar seu preço e honrar cada herói.

Apenas que tudo isso não seja em vão. 

Os voluntários americanos, que morreram na defesa da Ucrânia em combates contra os ocupantes russos:

Glória aos Heróis!