segunda-feira, fevereiro 13, 2023

Rammstein de aviação: expectativas da Ucrânia

MiG-29 e Su-27 ucranianos à acompanhar bombardeiro estratégico americano B-1B Lancer.
Foto meramente ilustrativa, Mar Negro, 2020

Os aliados da Ucrânia amanhã se reúnem em Rammstein na Alemanha, para discutir as diversas modalidades de ajuda militar à Ucrânia. O encontro de amanhã é conhecido como «Rammstein de aviação». 

Aviação:

⏩ Será tomada a decisão sobre a transferência de 11 MiG-29 eslovacos.

⏩ A Polónia confirmará a sua intenção de transferir um certo número dos seus MiG-29, mas só depois da chegada dos aviões encomendados aos EUA (final do ano).

⏩ Os EUA confirmarão que não bloquearão os países que desejam transferir os F-16, mas não transferirão os próprios aviões no momento, porque há pedidos mais urgentes de armamento.

⏩ A Grã-Bretanha confirmará sua intenção de transferir um certo número de aeronaves, assim como a Holanda, mas o prazo não será anunciado.

Mísseis:

➡️ Em um novo pacote, os EUA anunciarão a transferência de mísseis adicionais com alcance de até 120 km.

➡️ A Grã-Bretanha confirmará sua intenção de transferir mísseis anti-navio Harpoon com alcance de 240 km para fechar o Mar Negro à Frota russa do Mar Negro, ou Storm Shadow com alcance superior a 500 km para garantir a corte de rotas de abastecimento russo (embora armas de até 200 km são suficientes para isso). Existem as informações de que os britânicos fornecerão «algo interessante», mas na condição de que esse «interessante» não seja usado além das fronteiras da Ucrânia em 1991.

MBT e outros veículos blindados:

⏭ A situação relativa ao número de tanques Leopard 2 por país e as condições de entrega serão esclarecidas. Além disso, a transferência de mais de 200 tanques Leopard 1A5 será anunciada.

⏭ Pacotes de ajuda adicionais incluirão veículos blindados com proteção aprimorada contra minas, MRAPs e possivelmente Bradleys.

⏭ A ênfase na ajuda militar será colocada no armazenamento de munição e na abertura/desminagem de campos minados.

Em geral, existem motivos para otimismo e veremos o que sairá deste raciocínio em breve. Amanhã é o Dia dos Namorados, então os aliados da Ucrânia têm a oportunidade de mostrar seu amor pela Ucrânia em TNT e unidades de ferro. Em geral, os resultados do Rammstein não serão conhecidos imediatamente, mas durante a próxima semana, ou mesmo classificados e não serão divulgados ao público.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu sou favorável à entrega de F-16, F-22, phanton... toda a tecnologia militar da Otan a Ucrânia. Pra já!