quarta-feira, fevereiro 15, 2023

Incompetência, maldade e tortura russa na Ucrânia ocupada

Ben Shmulevitch; O Projeto de Contagem; Alexander Nemenov / AFP / Getty; John Moore / Getty; Ministério da Defesa da Ucrânia

A perversa lógica dos invasores e ocupantes russos que desencadearam a violência extrema contra os moradores, representantes do poder local e voluntários de pequenas cidades e vilas ucranianas.

por: Anne Applebaum e Nataliya Gumenyuk

Na noite de 24 de fevereiro de 2022, o som de mísseis acordou Viktor Marunyak. Ele viu flashes no céu e nuvens de fumaça negra; então ele se vestiu e foi trabalhar. Marunyak é o prefeito de Stara Zburjivka, um vilarejo do outro lado do rio Dnipro de Kherson, e se dirigiu imediatamente a uma reunião de emergência com líderes de outros vilarejos próximos para discutir suas opções. Eles rapidamente perceberam que já era tarde demais para se conectar com o exército ucraniano. Sua região foi cortada. Eles estavam ocupados.

Ocupado. Marunyak esperava que a guerra estourasse, mas não tinha noção do que uma ocupação russa de sua aldeia poderia significar. Como seus colegas, Marunyak é um funcionário eleito - eleito genuinamente, desde 2006, sob as leis ucranianas que dão poder real aos governos locais, não nomeado após um plebiscito falsificado, como um funcionário semelhante poderia ter sido na era soviética ou na Rússia moderna. Isso significava que, quando a ocupação começou, ele sentiu uma enorme responsabilidade de permanecer em Stara Zburjivka e ajudar seus eleitores a lidar com uma cascata de emergências. “Já, em poucos dias, havia famílias sem comida”, lembra. “Não havia pão nem farinha, então eu tentava comprar grãos dos fazendeiros. Muitos moradores começaram a contribuir com a comida que podiam compartilhar, então criamos um fundo, prestando assistência sob demanda.”

Apenas na região de Kherson, 47 dos 49 líderes eleitos das comunidades territoriais foram detidos pelos russos. Todos eles foram sujeitos às ameaças, detenções, espancamentos, tortura, deportações e até mesmo desaparecimentos forçados, infringidos pelos ocupantes russos.

O Reckoning Project descobriu que as forças de ocupação russas visaram autoridades locais ucranianas para interrogatório e tortura. Na foto estão alguns dos líderes municipais que foram detidos, forçados a fugir, ou ambos. Da fileira de cima para a fileira de baixo, da esquerda para a direita: Anna Shostak-Kuchmiak, prefeita da comunidade de Vysokopillya; Volodymyr Kovalenko, prefeito da comunidade territorial de Novokakhovka; Dmytro Vasyliev (russo étnico, nascido em Moscovo), secretário do conselho municipal de Nova Kakhovka; Oleksandr Levechko, prefeito de Novooleksandrivka; Olha Sukhenko, prefeito de Motyzhyn (à esquerda na foto); e Viktor Marunyak, prefeito de Stara Zburjivka. De acordo com dados do governo ucraniano, 93 funcionários do governo local foram detidos pelas forças russas até o final de janeiro de 2023; desde então, 75 foram libertados e 18 permanecem detidos. Três funcionários do governo local foram mortos, incluindo Sukhenko. (Fotos cortesia do Reckoning Project).

As câmaras de tortura e centros de detenção. As imagens na linha superior foram tiradas na região de Kherson; as imagens na linha inferior foram tiradas em Izyum, perto de Kharkiv, e Yahidne, perto de Chernihiv. (Fotos cortesia do Reckoning Project).

Wayne Jordash, um advogado britânico que documenta crimes de guerra russos na Ucrânia, argumentou em uma entrevista do Reckoning Project que o número extraordinário de centros de detenção na Ucrânia ocupada representa a tentativa do exército russo de cumprir seu plano original, que era “capturar e matar todos os líderes” da Ucrânia. Mas à medida que a ocupação se arrastava, “a ideia de líderes foi crescendo. Originalmente era ‘Zelensky e o governo’, e rapidamente, inevitavelmente, tornou-se ‘líderes locais’, o que inclui todos, desde militares a funcionários públicos, jornalistas e professores – qualquer um que tivesse uma conexão com o estado ucraniano”.

Ler mais (só para os assinantes): https://www.theatlantic.com/ideas/archive/2023/02/russia-ukraine-war-potemkin-occupation-murder-torture/672841

Ler mais: https://www.msn.com/en-us/news/world/incompetence-and-torture-in-occupied-ukraine/ar-AA17t0UD

1 comentário:

Anónimo disse...

Houve uma matéria interesssante na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/02/russia-enviou-6-mil-menores-da-ucrania-para-campos-de-reeducacao-diz-relatorio.shtml