domingo, fevereiro 26, 2023

«Eastern Front» pode ser visto em Berlinale

Em 24 de fevereiro de 2022, Yevhen, junto com seus amigos, se ofereceu para se juntar à unidade de primeiros socorros na linha de frente. Eles forneceram suporte de salvamento e evacuação dos feridos. Este filme revela as experiências desses jovens durante seis meses cheios de drama, desespero, medo, ódio, amargura, amor e, o mais importante, fé na vitória ucraniana. 

Em 24 de fevereiro de 2022, Yevhen foi para a linha da frente. Ele começou a registrar tudo: seus próprios sentimentos, dezenas de milhares de refugiados e os amigos com quem iria para a guerra. Yevhen é membro do batalhão médico voluntário conhecido como 'Hospitalários'. Sua missão é prestar primeiros socorros na linha de frente e evacuar os feridos para o quartel-general ou hospitais da linha de frente. Esta unidade móvel é o personagem principal do filme. Seis meses cheios de drama, desespero, medo, ódio, amargura, amor e, o mais importante, fé na vitória.

Quando foram para a guerra, nossos protagonistas enviaram suas famílias para longe do front – para um vilarejo no oeste da Ucrânia. Foi nesta aldeia que os jovens vieram visitar seus parentes antes do contra-ataque em grande escala do exército ucraniano para o sul. Nem todo mundo está destinado a voltar vivo e com boa saúde. Vêm despedir-se dos seus entes queridos e batizar o filho de Subbota, de nove meses. Assim que eles se levantam da festa comemorativa, eles devem voltar para a guerra...

Kyiv, 24 de agosto de 2022, Dia da Independência da Ucrânia. Um tanque queimado em uma rua deserta. Uma narração nos diz: “Este é o eixo central da capital da Ucrânia. Este é um equipamento militar russo. Isso ainda não é uma vitória.” 

Meio ano se passou desde que o mundo inteiro tomou conhecimento do ataque da rússia. Na verdade, tudo começou em 2014, mas muitos não o perceberam como tal na época. Isso também é explicado pela voz no comentário que pertence ao co-realizador Vitaly Mansky. O outro diretor, Yevhen Titarenko, captura as imagens de um insider que revelam precisamente o que (esta) guerra significa. Ele está no batalhão médico voluntário “Hospitalários” desde 2014 e agora está em pleno serviço. Ele e sua brigada de oito pessoas encontram vacas que estão afundando na lama, cães que se tornaram selvagens e pessoas próximas da morte. A passagem das cenas da linha de frente, a leste, para a saída de casa com a família, a oeste, onde são feitas perguntas e conversas (e onde os homens depositam seu esperma para a posteridade), fazem com que as cenas de plantão pareçam quase lembranças. Às vezes perturbadoramente cru e direto, mas sempre esclarecedor, este filme mostra em close como uma nação está lutando por sua sobrevivência.

Assistir o filme em Encounters do festival Berlinale: https://www.berlinale.de/en/2023/programme/202306650.html

Ver o trecho do filme online: Eastern Front (manski-doc.com)

Sem comentários: