sexta-feira, fevereiro 24, 2023

A arte vanguardista do Kazimir Malevych

Em 23 de fevereiro de 1879 nasceu em Kyiv, Kazimir Malevych, artista ucraniano de origem polaca/polonesa de vanguarda, fundador do suprematismo e um dos fundadores do cubismo futurismo.

Ele foi um dos artistas ucranianos que retratou o Holodomor de 1932-1933 na Ucrânia. Trata-se de seu desenho a lápis, conhecido sob o nome de «Onde há foice e martelo, há morte e fome» (letra de uma canção folclórica popular nas décadas de 1920 e 1930). Representa três figuras cujos rostos foram substituídos por uma foice e um martelo, uma cruz e um caixão.



A propósito, muitas pinturas «camponesas» de Kazimir Malevych da década de 1930 contêm mensagens simbólicas ocultas de protesto. Por exemplo, a ausência de rostos. Além disso, quase todas as pinturas daquela época são deliberadamente datadas incorretamente de uma época anterior.

«Malevych foi o único artista que mostrou a trágica situação dos camponeses ucranianos durante a criminosa coletivização forçada», afirmou o historiador de arte francês, autor de várias monografias sobre Malevych, Jean-Claude Marcade.

Arte contemporânea: Malevych vs putler

1 comentário:

Anónimo disse...

Exatamente 1 ano da grande ofensiva da Nova Horda. Às 3:40 da manhã no horário de Kyiv os erefiis lançaram um ataque contra o vilarejo de Milove em Luhansk. Como não esquecer daquele terrível plantão da Rede Globo às 0h46 pelo horário de Brasília? Lembro como se fosse ontem. E logo depois diversas notícias urgentes na Globo News.

24 de fevereiro é um dia que eu nunca vou me esquecer. Fui talvez o único aqui no País que acreditou na vitória da Ucrânia, embora generais e especialistas em Relações Internacionais apostassem na queda de Kyiv em 3 dias.

Resistam! Vocês ucranianos são um exemplo para o mundo. O bem vencerá o mal.

Slava Ukraini!