sexta-feira, fevereiro 24, 2023

Em memória do pessoal médico ucraniano morto pela rússia

Nos últimos 12 meses os 106 médicos e enfermeiros ucranianos morreram, vítimas dos ataques e da ocupação russa, 33 deles no seu local de trabalho. Números terríveis para um país no coração da Europa, em pleno século XXI. 

Hoje, 24 de fevereiro, Ucrânia comemora um ano da Invencibilidade. Já se passou um ano desde o dia em que todo o país acordou com as explosões dos mísseis, mas superou o medo, se recuperou, repeliu o inimigo e continua se defendendo sem medo e com tenacidade.

O país sobreviveu e o sistema médico sobreviveu. No entanto, por trás da frase «sistema médico» está não apenas e nem tanto um grande mecanismo estatal, edifícios de hospitais, farmácias, maternidades, não apenas equipamentos modernos. O sistema médico principalmente são pessoas. Trabalhadores médicos que foram aos seus locais de trabalho na manhã de 24 de fevereiro e continuaram a vacinar, tratar, salvar e colocar seus pacientes de pé. Eles continuam fazendo isso até hoje, mesmo em condições de falta de energia e bombardeios, todos os 365 dias.

Durante este ano, 106 de nossos colegas, trabalhadores médicos, morreram, 33 deles no local de trabalho. Números terríveis para um país no coração da Europa no século XXI. No entanto, esta é a nossa terrível realidade. Lembramos de todos que deram suas vidas nesta guerra. Obrigado a cada um que realiza fielmente um trabalho inestimável para salvar os outros.

365 dias se passaram, sabemos com certeza que nossa grande vitória certamente chegará, mas enquanto isso, vamos nos manter na linha. Somos gratos às Forças de Defesa da Ucrânia: graças a vocês resistimos, graças a vocês derrotaremos o inimigo!

Glória à Ucrânia!

Ministério da Saúde da Ucrânia

Sem comentários: