sexta-feira, fevereiro 24, 2023

A batalha pelo aeroporto de Hostomel em filmes documentários

24.02.2022: as forças ucranianas abatem um Ka-52 russo em Hostomel

Batalha pelo controlo do Aeroporto de Antonov/Hostomel foi uma das batalhas mais decisivas e importantes da guerra russo-ucraniana em curso. Caso os ocupantes russos fossem bem sucedidos, a queda do aeroporto abriria o corredor aéreo que permitiria a rápida captura da capital da Ucrânia.

Cedo na manhã do primeiro dia da guerra russo-ucraniana, 24 de Fevereiro de 2022, uma formação de 24 à 30 helicópteros levantou voo da Belarus, levando um grupo de 300 paraquedistas russos rumo ao Kyiv, onde deveriam tomar de assalto o Aeroporto de Hostomel / Antonov, permitindo a chegada de uma força blindada aerotransportada que atacaria a capital ucraniana e eliminaria ou capturaria o Presidente da Ucrânia. O que deu errado nesse plano? 
A visão brasileira do Júlio César Guedes, tem poucas imagens da operação em si, mas possui bastantes explicações sobre o fundo do conflito. É um ótimo filme para uma pessoa que tem pouco conhecimento sobre Ucrânia e quer saber mais.

A visão ucraniana da TV TSN é baseada no depoimento do oficial paraquedista Dmytro «Zeus», que se destacou por corrigir, durante 2 semanas (Sic!) o fogo de artilharia ucraniana contra os ocupantes russos. É de notar que a coluna russa de equipamentos pesados que passou pelo aeroporto contemplava até 450 unidades, entre MBT, blindados ligeiros, camiões cisternas e de abastecimento. 

A visão russa, do propagandista WarGonzo, um depoimento interessante, pois mostra os instantes iniciais da operação e confirma o fa(c)to: cerca de 150 à 200 recrutas da Guarda Nacional da Ucrânia (NGU) e pessoal puramente civil das unidades da Defesa Territorial (TrO) aguentaram e até repeliram o primeiro ataque das forças russas, compostas pelas tropas aerotransportadas, melhor treinadas, armadas, equipadas e em número superior às forças ucranianas iniciais.

Glória às forças ucranianas que em diversos momentos participaram nos combates pelo aeroporto e pela vila de Hostomel:

4ª Brigada Especial Operativa «Sargento Serhii Mykhalchuk», também conhecida como Brigada de Resposta Rápida da NGU de Hostomel; 80ª Brigada Aerotransportada Especial de Assalto de Lviv; 10ª Unidade Especial Separada «Major General Maksym Shapoval», uma reserva especial da inteligência militar GUR do Ministério da Defesa; Centro de Operações Especiais separado «Shid» «Príncipe Svyatoslav, o Bravo» (OC SpO), unidade das Forças de Operações Especiais das Forças Armadas da Ucrânia (SSO FAU) de Kropyvnytskyi; outras unidades de operações especiais das SSO das FAU; 80ª Brigada; 8º Regimento e 72ª Brigada das FAU, Legião Georgiana e unidades da TrO.

2 comentários:

Anónimo disse...

A série do SBT sobre a Guerra. Assustador. Deus deu força e coragem ao povo ucraniano. Um outro povo sucumbiria.
https://youtu.be/rCVYlCPUZTw

Anónimo disse...

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/02/diplomata-russo-agride-mulher-que-protestava-no-rio-contra-guerra-da-ucrania-veja-video.shtml