quarta-feira, fevereiro 08, 2023

Pessoas do Ano – defensores de Mariupol e de toda Ucrânia

A revista lituana VALSTYBĖ considera os defensores de Mariupol como «Pessoas de 2022»: OZSP «Azov», 36ª Brigada de fuzileiros navais, militares da Guarda Nacional, Guarda Fronteira, SBU e TrO.

Na foto da capa da revista aparece o defensor de «Azovstal», o fuzileiro naval Mykhailo Dianov (42), 1º sargento da 36ª brigada separada de fuzileiros navais das Forças Armadas da Ucrânia. No momento da sua entrega negociada aos ocupantes russos, o militar ucraniano tinha ferimentos de bala em ambas as pernas e seu braço direito estava estilhaçado.

FOTO: REUTERS/SCANPIX

No cativeiro russo, Mykhailo, tal como muitos outros POW feridos ucranianos, não recebeu cuidados médicos adequados. Mykhailo não apenas não recebeu nenhum atendimento médico, mas também viu piorada a sua condição ao ser lhe removido o dispositivo instalado nele por médicos ucranianos em Azovstal.

«Tiraram o aparelho da mão dele, sem anestesia, sem nada - com um alicate enferrujado. Tiraram esse metal da mão dele com um alicate... Foi assim que nossos meninos foram ajudados», contou a sua esposa Olena. Após as condições desumanas, a mão ferida de Mykhailo ficou em estado grave, faltando 4 centímetros de osso.

 

Apenas após a sua libertação, Mykhailo Dianov recebeu o tratamento médico adequado, patrocinado por doações corporativas e privadas e garantido pela cirurgia complexa nos EUA.  

Bónus

Apoiar a Associação das famílias dos defensores «Azovstal», formada por parentes e amigos dos guerreiros de várias unidades que defendem Mariupol. Associação é uma grande equipa/e, unida por um objetivo comum – a libertação dos guerreiros cativos:

Faça click para saber mais


Sem comentários: