segunda-feira, fevereiro 06, 2023

Patriarca Kirill espionou para KGB na Suíça dos anos 1970

Na década de 1970, como representante da IOR no Conselho Mundial de Igrejas em Genebra, o Patriarca Kirill, comumente conhecido como Vladimir Gundyayev, trabalhou para KGB sob o codinome “Mikhailov”, conforme relatado por o jornal suíço SonntagsZeitung.

Segundo a publicação, os arquivos desclassificados indicam que Kirill era um oficial de inteligência da KGB. Durante seu tempo em Genebra, ele se envolveu em espionagem. Lá, seu objetivo principal era influenciar o Conselho Mundial de Igrejas. Agentes soviéticos invadiram o conselho na época.

A Igreja Ortodoxa Russa se recusou a fazer qualquer comentário sobre esta informação. Simultaneamente, a embaixada da rússia na Suíça referiu-se à publicação como “um exemplo de russofobia” e negou todas as acusações contra o Patriarca Kirill.

Notavelmente, o Patriarca Kirill apoia a guerra agressiva e em grande escala da Rússia contra a Ucrânia, na qual muitos civis foram mortos.

Anteriormente, o Patriarca Kirill afirmou que a morte na guerra contra a Ucrânia é um sacrifício que purificará os soldados russos de todos os seus pecados. Além disso, o Patriarca Kirill exortou os crentes na Rússia a orar pela saúde do ditador Vladimir Putin por vários dias.

Ler mais (só para assinantes): https://www.tagesanzeiger.ch/priester-spion-propagandist-das-geheime-leben-des-moskauer-kirchenfuersten-in-der-schweiz-566103963787

Blogueiro

Como é natural, 100% do alto clero da IOR eram, de uma ou de outra forma, informadores ou agentes do KGB. Pelo simples facto, do que a IOR necessitava da permissão do KGB para admitir o sacerdote no Sínodo, a cúpula da liderança da IOR. Naturalmente, nenhum candidato receberia essa permissão caso se recusar à colaborar com o KGB.

O diplomata soviético e russo Konstantin Mikhailovich Kharchev foi o penúltimo presidente do Conselho soviético de Assuntos Religiosos, órgão criado e controlado pelo KGB.

Já aposentado, nos últimos anos, ele concedeu algumas entrevistas. Uma de suas frases sobre o regime soviético é marcante: “Estávamos lutando contra a Igreja há 70 anos. Em particular, garantimos que pessoas imorais e corruptas fossem nomeadas para os cargos mais importantes. Mas agora queremos que essas mesmas pessoas nos deem um avivamento espiritual”.

6 comentários:

Anónimo disse...

Eis a tserkov que os propagandistas russos afirmam que irá salvar o mundo da corrupção. Qualquer borboleta da noite de Vologda tem mais espiritualidade que esse embuste kgbista.

Anónimo disse...

Não podemos esquecer do antecessor do Kirill, Alexey II, outro notório kgbista. É cada figura folclórica que essa tserkov tem e tinha... Vsevolod Chaplin, Daniil Sysoev, Kuraev...

Anónimo disse...

O herói Poroshenko, de maneira corajosa e brilhante, endossou o Patriarcado de Kyiv, sob as bençãos do Bartolomeu de Constantinopla. Os moscovitas diziam que a principal arma russa em solo ucraniano era o Patriarcado de Moscou. Agora já era.

Anónimo disse...

Vagabundo ! Capaz de nem acreditar em Deus

Jest nas Wielu disse...

O que significa isso, que Rafa tem que pagar R$ 25.886,67?
E o que acontecerá se não pagar, como estado brasileiro irá cobrar este valor?

Jest nas Wielu disse...

Não faço ideia onde anda Rybin, possivelmente fugiu para rússia.
Não creio que irá defender Rafa: a) não possui a licença brasileira; b) nenhum juiz nacional gosta dos estrangeiros c) ele não fazia isso pro-bono, alguém lhe pagava, não creio que hoje em dia alguém pagará algo pelo Rafa, é material gasto.