sábado, fevereiro 11, 2023

Os nomes que putin é proibido de ser chamado na rússia

A página «Mediazona» publicou o arquivo de Roskomnadzor, obtido pelos «Ciberpartisany» da Belarus, que contêm as palavras que são proibidos em uso na Internet russa em conjugação com o nome do presidente putin. Há mais de setecentos deles na lista.

De acordo com a nota explicativa da seleção, Roskomnadzor considera o uso dessas palavras uma violação apenas quando o presidente é mencionado, inclusive na legenda da foto de putin.

Decorre do documento que Putin não deve ser mencionado no contexto da sua queda para com as crianças: por exemplo, não pode ser chamado de «pervertido» e «amante de crianças». Além disso, putin não deve ser associado ao sexo - por algum motivo, as palavras «eleições», «cadência» e «comícios» também entraram nesta seção.

A maior parte são palavras abusivas e obscenas. Além dos obviamente obscenos - «estúpido», «idiota», esta lista inclui as palavras «KGB», «czar» e «corrupção».

O projeto investigativo Radio Free Europe/Radio Liberty Sistema encontrou no arquivo recebido por Roskomnadzor um classificador de «entidades gráficas» - uma descrição de fotos para detecção automática de insultos ao presidente. Entre eles estão putin na forma de um caranguejo, uma mariposa e Hitler, além de um «presidente em um contentor de lixo».
Roskomnadzor monitora cuidadosamente não apenas os insultos ao putin, mas também quaisquer mensagens sobre sua saúde. Entre os documentos divulgados pelos hackers, existem várias dezenas de tabelas do Excel com o mesmo nome “O estado crítico de saúde do presidente da federação russa v.v. putin”, em que o Roskomnadzor, desde finais de abril de 2022, mantém um registo diário de referências às alegadas doenças do presidente encontradas nas redes sociais. Cada uma dessas tabelas inclui dados sobre centenas de postagens e comentários. O número máximo de publicações nas redes sociais - 1.354 mensagens - é referente aos dias 1 e 2 de junho de 2022, a maioria delas contendo um link para um vídeo no canal do YouTube «Russo ludibriado» com o título «Em 1º de junho, as crianças desejaram que putin morresse e nunca se recuperar do câncro/er e para que sonha com os marinheiros mortos».

Sem comentários: