sábado, dezembro 22, 2018

Projeto “MoreThanUs” é apresentado no metro de Kyiv

Na cidade de Kyiv, na estação do metro «Osokorky» (linha verde), foi apresentado o projeto artístico «MoreThanUs», representado por um único quadro, composto por 8 murais, dedicados à unidade nacional da Ucrânia. Um dos participantes do projeto é brasileiro Apolo Torres.
A criação de murais decorreu no período noturno, durou cerca de quatro meses, os artistas (da Ucrânia e sete outros países) trabalhavam 4-5 horas de cada vez. Na obra, foram utilizadas as tintas de fachada e tintas spray, escreve Radio Svoboda.

O artista espanhol Kraser chamou a sua obra de «Mother Land», usando as imagens dos animais que constam no Livro Vermelho da Ucrânia (em perigo). A sua obra junta estes animais com as imagens da Ratusha (Câmara Municipal) de Lviv e do aeroporto de Donetsk (DAP). Entre dois animais aparece um sinal em forma do brasão de armas da Ucrânia, que mostra a direção da Ratusha e do DAP no mapa do país.

O belga Metthew Down juntou a foto real da localidade de Avdiivka (cidade na linha da frente da região de Donetsk), com um desenho infantil que retrata os sonhos de criança de uma vida numa Ucrânia em paz.

O artista Jasm One (helvético Issam Rezgui) desenhou o ator ucraniano Bohdan Stupka. No fundo aparecem os Montes Cárpatos e colinas industriais de Donbas. Título «United» simboliza a ideia do que «cultura une nos todos», explicam os curadores do projeto.

Belga Spear criou a obra «Conhecimento é um tesouro», em que desenhou o professor ucraniano Volodymyr Donos (44 anos em 2018), natural da cidade de Hadiach, da região de Poltava, conhecido pelo seu heroismo na zona de OAT. Em 2014, o paramédico Volodymyr foi severamente atingido nas pernas pelo fogo dos morteiros das forças russo-terroristas nos arredores da cidade de Ilovaysk. Durante cinco dias ele ficou na mata. 
Sobreviveu, devido aos seus conhecimentos científicos e de sobrevivência. Achado pelos moradores locais, Donos foi levado até a cidade de Donetsk, onde lhe amputaram uma das pernas. Seguiu-se o cativeiro terrorista, os separatistas achavam que Volodymyr é um membro das forças especiais ucranianas, não acreditavam que um simples paramédico (pertencente ao 42º Batalhão da Defesa Territorial - BTrO) poderia sobreviver cinco dias sem ajuda médica, sem água e comida, sem um pé. 
Volodymyr Donos na escola | foto: fakty.ua
Neste momento Volodymyr Donos voltou para a escola na sua cidade natal, onde lecciona a educação física e preparação patriótica e militar.

O artista ucraniano, natural de Donetsk e residente em Kharkiv, Olexander Britsev, desenhou uma jovem mulher que está tecendo o tapete. A silhueta no centro do tapete tem contornos da Ucrânia.
Ver outras obras do artista
Artista americano BKFoxx na sua obra «Unfinished», criou a imagem de uma moça que parece que compõe à si própria à partir dos pedaços. De acordo com o artista, a imagem representa o caminho da Ucrânia para a sua auto-identidade.

O mural do brasileiro Apolo Tores é dedicado à música, que pode unir os dois lados do conflito, como isso por vezes aconteceu no decorrer da Revolução de Dignidade em 2013-14 na Maydan de Kyiv.
Ver outras obras do artista
A artista Mata Ruda da Costa Rica criou a imagem de jovem mulher tártara da Crimeia em vestes tradicionais, que representam o passado, a deportação do seu povo pelas autoridades soviéticas em 1944, a atual ocupação russa e a Diáspora.

Sem comentários: