domingo, dezembro 30, 2018

A Diáspora ucraniana das Ilhas Maurícias

Ilhas Maurícias ou a Ilha Maurício é um pequeno país insular do Oceano Índico, a cerca de 2.000 km da costa sudeste do continente africano, onde também vivem ucranianos, milhares de quilómetros longe da sua terra natal.

Na foto (de esquerda à direita): Iryna Shybetska, Olga Rathacharen, Olga Ladanivska, Viktoria Sakhnovska,
Nadia Sivasanun, Tatiana Jhoree, Olesia Lim, Anastasia Thomas - Taranenko e Nadia Makarenko Labiche.
La Prairie Beach, Baie du Cap, Savanne, 26.08.2018
As primeiras ucranianas que se mudaram às Maurícias eram as mulheres, que ainda na década de 1970 se casavam com os estudantes mauricianos, que estudavam nas universidades da Ucrânia ainda soviética. Assim surgiram os primeiros casamentos mistos, que naturalmente resultaram em filhos e depois netos ucraniano-mauricianos.
O cenário parecido funciona até hoje, uma parte das ucranianas são domésticas, elas cuidam do lar e dos filhos pequenos, outras trabalham, principalmente no sector do turismo. Embora também acontece que nas Maurícias vem trabalhar algum ucraniano, funcionário de alguma empresa mauriciana ou internacional, e que acaba por ficar à viver na ilha, trazendo ao país a sua família ucraniana.
Olga Rathacharen
Nadia Sivasanun
Segundo uma avaliação informal, feita pelo Cônsul honorário da Ucrânia nas Maurícias, Dr. Abdool Mahaboob Kureemun (ver os dados do Consulado), na ilha vivem, de forma permanente, cerca de 100 ucranianos. Eles representam todas as regiões da Ucrânia: desde Lviv à Donetsk, sem esquecer a Crimeia.
Nadia Sivasanun e seu marido
Desde abril de 2018 entre os ativistas surgiu a ideia de criar uma comunidade ucraniana mais organizada, para preservar as tradições, língua e cultura, auto-identificação ucranianas no país. Sensivelmente ao mesmo tempo na rede social Facebook foi criada uma página fechada, que neste momento conta com cerca de 37 usuários ucranianos.
Os ingredientes que não podem faltar, raiz forte e toucinho ucraniano
Graças aos ativistas, a comunidade ucraniana de Maurícias se encontra regularmente, prepara os pratos da cozinha tradicional, se comunica, se apoia e inspira mutuamente, celebrando as diversas festas ucranianas e mauricianas.
Nadia Sivasanun e Tatiana Jhoree (uma das pioneiras da Diáspora local)
Anastasia Thomas - Taranenko e seu marido
Iryna Shybetska e a sua família
Em 2018, a comunidade ucraniana, e pela primeira vez, festejou, de forma notável o Dia da Independência da Ucrânia. Foi feito um churrasco festivo na praia La Prairie Beach. Usou-se a bandeira da Ucrânia, que era visível de longe. Graças à bandeira, o grupo dos ativistas foi visto por um outro ucraniano, que estava no local de passagem, que, dessa forma, se juntou à comunidade.
Todas as fotos: La Prairie Beach, Baie du Cap, Savanne, 26.08.2018
A Diáspora ucraniana das Maurícias é uma comunidade jovem, mas bastante ambiciosa, que sonha um dia abrir o Centro Cultural Ucraniano, não apenas para preservar as tradições ucranianas, mas também para difundir a língua e cultura ucraniana à todos os interessados.

Sem comentários: