quinta-feira, dezembro 27, 2018

Matança pela fome: genocídio desconhecido do povo ucraniano

De 27 de dezembro de 2018 à 27 de janeiro de 2019, em Portugal, na cidade de Aveiro (Galeria Morgados da Pedricosa, avenida de Santa Joana), será realizada a Exposição da fotografia documental “Matança pela fome: genocídio desconhecido do povo ucraniano”, organizada pelo Consulado da Ucrânia no Porto em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro.
Edição de 28/12/2018
No dia 27 de dezembro na cidade de Aveiro (Galeria Morgados da Pedricosa) foi aberta da exposição fotográfica documental “Morte pela fome. O genocidio desconhecido do povo ucraniano”. No evento participaram os colaboradores do Consulado da Ucrânia na cidade do Consulado Geral da Ucrânia na cidade do Porto, o Presidente da assembleia municipal de Aveiro José Ribao Esteves, conselheiro dos assuntos da cultura Luis Miguel Capão Filipe, os dirigentes do museu Santa Joana, os representantes da comunidade ucraniana e os párocos da Igreja Ortodoxa Ucraniana.
Mais fotos | Consulado Geral da Ucrânia na cidade do Porto
No âmbito do evento o Cônsul da Ucrânia Anatoly Koval informou sobre as consequências do Holodomor dos anos 1932-1933 na Ucrânia e apelou à necessidade de preservar a memória das suas vítimas, bem como a importância em demonstrar os factos deste crime ao mundo, um dos maiores crime contra a humanidade, perpetuado pelo regime comunista soviético.

A exposição estará aberta às visitas do público no horário do funcionamento da Galeria (entrada é gratuita) até o dia 27 de janeiro de 2019.

Bónus

A foto histórica mostra uma manifestação pacífica ucraniana em Chicago nos EUA, atacada pelos comunistas em 17 de Dezembro de 1933.
Cerca de 5.000 ucranianos se reuniram em Westside de Chicago, organizados pelo “Comité da Ajuda à Ucrânia em Fome”, para denunciar as atrocidades do Holodomor, organizado pelas autoridades comunistas soviéticas.

20 pessoas foram hospitalizadas após o ataque em que foram utilizados todos os tipos de armas, incluindo tijolos, que foram lançados no meio da multidão à partir da estação de metro.

Foto@ ACME Newspictures, Inc (Chicago).

Sem comentários: