domingo, dezembro 30, 2018

Israel compra na Ucrânia o sistema de radar passivo Kolchuga-M

A empresa israelita/israelense Airsom Ltd., recebeu o sistema de radar passivo de longo alcance móvel de nova geração, Kolchuga-M, fabricado pela Ucrânia, escreve a página ucraniana Defence-blog.com.

A venda se deu em março de 2018, e foi efetuada pela subsidiária da empresa estatal “UkrSpetsExport” – “UkrOboronServis”:
Imagem: ImportGenius
O Kolchuga-M é um sistema passivo de suporte eletrónico que permite identificar alvos terrestres e superficiais e rastrear seu movimento em um raio de até 600 km e alvos aéreos aos 10 km de altitude – até 800 km, o que torna este sistema bastante eficaz de defesa antiaérea.

A estação Kolchuga-M é equipada com cinco antenas ativas de gama métrica, decimétrica e centimétrica, que fornecem alta sensibilidade de rádio dentro de uma faixa de 110 dB/W – 155 dB/W, dependendo da frequência.

De acordo com a página GlobalSecurity.org, a faixa de detecção de 800 km é alcançada apenas pelo sistema ucraniano Kolchuga-M. O melhor que o AWACS (EUA) faz é de 600 km, enquanto os complexos terrestres Vera (República Checa) e Vega (Rússia) podem alcançar até 400 km – metade do que o complexo ucraniano alcança. O limite inferior da frequência de trabalho de Kolchuga-M é de 130MHz, o mais baixo de todos os seus análogos. O AWACS usa 2.000 MHz, Vera fica aos 850 MHz, Vega aos 200 MHz.

O sistema Kolchuga-M poderá ser usado nos exercícios da Força Aérea Israelita/Israelense, principalmente, para perceber melhor como a aviação do Israel poderá se tornar menos visível aos sistemas de radar, usados pelos seus potenciais e reais inimigos.

Sem comentários: