sábado, dezembro 08, 2018

O mais recente fake épico da propaganda televisiva russa

Recentemente, o 1º canal da TV russa mostrou um ucraniano “desapontado com Maydan”. A identidade real da personagem foi estabelecida muito rapidamente: cidadão belaruso, morador de Minsk, funcionário de uma produtora televisiva.

Como todos os ucranianos ficaram congelados

Para celebrar o 5º aniversário da Revolução da Dignidade (movimento EuroMaydan), o 1º canal da TV russa exibiu a reportagem em que um alegado ucraniano, alegadamente chamado Kirill Chubenko, transmitiu a seguinte tese: “Euromaidan não me deu nada pessoalmente! Olha, onde estamos! Devíamos olhar ao futuro e, no futuro, ficamos sem calor, com energia cara, e não está claro quando tudo isso terminará! Como sobreviver ao inverno, como mandar as crianças para a escola?
Imagem: printscrean do 1º Canal da TV russa
Declamando o texto propagandista russo, o nosso “Chubenko”, nem sequer reparou num pormenor curioso, na sua idade de “ligeiramente acima de 20 anos”, ainda é cedo demais para ter as crianças da idade escolar.
Os "voluntários" russos voltavam para casa em viaturas refrigeradoras | verão de 2014
A reportagem foi, claramente, dirigida aos telespetadores russos (como o resto da propaganda do 1º canal russo) – na Rússia não é transmitido nenhum canal de TV ucraniana, e todas as notícias sobre Ucrânia são apresentadas sob o prisma propagandista. Graças à este tipo de propaganda, em 2014, os amantes da URSS do interior da Rússia se alistavam, na escala industrial, às fileiras da “milícia de Novorossia”, após disso voltavam para casa em viaturas refrigeradoras (foto acima).

Desmentido absoluto. Pedido de desculpas

Muito rapidamente se soube que o papel do ucraniano “Chubenko” foi desempenhado pelo belaruso de Minsk – Vitaly Iurchenko – ele foi localizado nas redes sociais. Vitaly entrou em contato com a página belarusa Nasha Niva e contou a sua história:
Vitaliy Yurchenko ja na base de dados Myrotvorets
Trabalhei numa empresa belarusa que serve de intermediário entre os canais de TV e cameramans em todo o mundo. Por exemplo, algures acontece um terremoto – os canais de TV precisam de um vídeo do local, então procuramos um cameraman. Recebemos um pedido do 1º Canal russo para filmar uma família ou uma pessoa na cidade [ucraniana] de Kryviy Rih que sofre de falta de gás e do aquecimento caro”.

Vitaliy assegura que a reportagem em Kryviy Rih foi supostamente filmada, mas tinha má qualidade de som e, supostamente por isso, a produtora belarusa decidiu fazer um novo vídeo, com Vitaly no papel principal, se fazendo passar por um ucraniano da Ucrânia.

Vitaly pediu desculpas à Ucrânia e aos ucranianos: “Eu não tinha o direito moral de participar nisso. Isso contradiz todas as minhas opiniões, estou infinitamente envergonhado, é uma vergonha”.

O que foi tudo isso?

Vitaliy Yurchenko, após ser descoberto, entrou na base de dados da página ucraniana Myrotvorets (Pacificador) como participante da guerra de informação contra Ucrânia – uma decisão absolutamente certa, pois Vitaly estava plenamente consciente do que estava fazendo. Formado na faculdade de direito da Universidade Estatal da Belarus (BDU), não podia não entender as consequências das suas ações.
Yulia Tymoshenko | imagem: printscrean da TV
Mas mais interessante é outra coisa – por que a propaganda russa fez essa reportagem e porque agora? Possivelmente devido às próximas eleições presidenciais na Ucrânia em março de 2019 – onde um dos candidatos é Yulia Tymoshenko. A candidata populista promete “devolver tudo o que era de bom” e fala incessantemente sobre gás e sobre as tarifas de gás. Ela promete reduzir os preços do gás em 2 vezes [embora com letrinhas menores explica que a promessa se aplica somente ao gás produzido na Ucrânia e somente ao consumo da população] – aos níveis de preços de gás praticados na Rússia, para o consumo interno das populações. Tymoshenko não especifica como pretende conseguir essa redução – possivelmente ao preço de algum tipo de acordo colonial, assinado com a Rússia.
Foto: Etcetera Media
Ou seja, como brincam os ucranianos – com Yulia Tymoshenko um dólar na Ucrânia não custará 8 hryvnias, mas 67 rublos. E mais provável, que Tymoshenko será nas próximas eleições o tal candidato pró-russo, com a agenda baseada no gás e no tarifário, comprovado, indiretamente, pelos vídeos em que Vitaly Iurchenko se estrelou.

Fotos: Internet | Texto: Maxim Mirovich e [Ucrânia em África]

Sem comentários: