domingo, dezembro 23, 2018

Natal ucraniano: você sabe o que é o Didukh?

Didukh é o nome dado ao elemento decorativo mais importante do Natal ucraniano. É um feixe de trigo, escolhido entre os ramos mais bonitos, representando os antepassados da família que não estão mais presentes nas celebrações de final de ano, além de significar fartura e um desejo de boa colheita para o ano que se segue.
Foto: Folclore Ucraniano Barvinok
Seu nome possivelmente vem de did, “o avô”, em ucraniano, justamente por se tratar de uma homenagem aos antepassados. Ele é colocado pelo pai da família em lugar de destaque na casa e costuma ficar lá até a celebração do batismo de Cristo, dia em que, em algumas regiões da Ucrânia, esse Didukh é queimado.

Obrigado ao Folclore Ucraniano Barvinok

UM NATAL UCRANIANO

por: Andreiv Choma (Brasil), Tse Folk

E aí, já está preparando tudo para a Sviatei/Sviatiy Vechir? Que tal deixar sua festa um pouco mais parecida com aquela que seus avós faziam?
Didukh na Ucrânia | foto: a mestre Maria Kravchuk, Ucrânia
Eu sei que muitas famílias ainda preservam as tradições do Natal ucraniano religiosamente, mas em muitas casas a festa já ganhou ares brasileiros. A festa da natividade é uma das mais complexas da tradição ucraniana e fazer tudo, conforme manda o figurino, é uma tarefa árdua que nem sempre a correria da vida moderna nos permite.

Mas, se você não conseguir fazer tudo, escolha alguns elementos e coloque na sua noite de Natal, ela vai ter cheirinho de casa de bába.
imagem: arquivo
Você pode começar fazendo um diduch, feixe de trigo que representa os antepassados da família. Antigamente o trigo era selecionado na época da colheita, hoje você encontra facilmente em floriculturas. Se você tiver uma toalha bordada, utilize para amarrar o feixe.

A ceia pede 12 pratos, sem carne, ainda estamos na quaresma do Natal. Os pratos variam de região para região e cada família mantem sua própria tradição. Eu sugiro incluir perohê/verenyky (encontrados congelados em muitas cidades do Parana), kutiá (pode ser a receita abrasileirada, muito mais condizente com o verão tropical), medivnyk (bolo de mel) e borsh. Você encontra milhares de receitas na internet.
Chão debaixo da mesa natalina | Foto: Tse Folk
Comece a ceia quando encontrar a primeira estrela no céu, sirva um pedaço de pão embebido em mel para cada convidado, é um jeito de desejar que as festas e o novo ano sejam fartos e doces. Você pode deixar as velhas koliady de fundo musical, o YouTube está cheio delas.

Não esqueça de, depois de terminada a ceia, deixar um prato com um pouco de comida na mesa, os ucranianos acreditam que os ausentes virão tomar parte da festa.
Didukh | foto: a mestre Maria Kravchuk, Ucrânia 
Existem vários outros elementos que você pode incluir, achei esses os mais simples de fazer.

Ah, não esqueça de lembrar dos antepassados, isso é muito importante na festa de Natal ucraniana.
Didulh da Ucrânia | Fotos: Facebook
Conta aí pra gente que outros elementos estão na festa da sua família.

Fotos: Folclore Ucraniano Barvinok; Tse Folk; Natalia Borysenkovua; arquivo

Sem comentários: