terça-feira, dezembro 04, 2018

A surpreendente história do duelo feminino que decorreu na cidade de Lviv

No outono de 1907, numa floresta nos arredores de Lviv, na atual Ucrânia ocidental, decorreu um duelo mortal entre duas jovens que estavam apaixonadas pelo mesmo capitão do exército.
Augusta Reiter, a vítima mortal
Augusta Reiter e Zofia Manner (a julgar pelos nomes, ambas de origem judia) eram amigas e trabalhavam juntos na filial de Lviv da empresa austríaca de frete “Caro & Jellinek” (com filiais em Budapeste e Lviv). Não conseguindo dividir o homem por bem, se dirigiram à floresta para decidir o destino da sua briga com ajuda dos revólveres. No caminho ao local do duelo, foram até a taverna, onde beberam bastante horilka.
A propaganda comercial de “Caro & Jellinek” da época
A secundante (testemunha e neste caso mediadora, acompanhando as participantes no duelo), mediu o número necessário de passos, entregou as armas e, um após o outro, dois tiros foram ouvidos. Augusta Reiter caiu ensanguentada – ela foi atingida na cabeça e morreu no hospital. A vida de Zofia Manner foi salva por um botão de metal no seu stanyk (uma espécie de colete feminino, tradicional na Ucrânia ocidental) que travou a força do impacto (fonte).
Zofia Manner, a amiga vencedora
Não se sabe o destino posterior da Zofia Manner, nem do capitão do exército, no império Austro-Húngaro os duelos não eram proibidos, e caso decorressem segundo todos os preceitos, a morte de um(a) dos/das participantes não constituía o crime.
Na imagem em cima, um stanyk, feito de cetim vermelho, decorado com uma trança colorida, e na sua borda levando o cetim preto com a costura decorativa.

Região ucraniana de Rivne, distrito de Sarnensky, década de 1930.
Colecção @Ukraina Antiqua.
Na foto antiga (em cima) – uma menina e uma jovem mulher em um vestido de verão festivo, o início do século XX, região ucraniana de Polissya.

Sem comentários: