sexta-feira, março 06, 2015

Recordar o general Roman Shukhevych (2)

Roman-Taras Shukhevych na década de 1930
65 anos atrás, no dia 5 de março de 1950, no combate com destacamento do NKVD, morreu o comandante-em-chefe do Exército Insurgente Ucraniano (UPA), o general Roman Shukhevych (ler Recordar general Roman Shukhevych e O mistério da morte do Roman Shukhevych). Para assinalar a data, o Arquivo eletrónico do movimento de libertação (avr.org.ua), colocou para a consulta pública a correspondência do general Shukhevych com outros líderes da resistência ucraniana.

Além disso, em conjunto com o Arquivo da secreta ucraniana SBU, o Centro divulgou a coleção de documentos ligados ao general, nomeadamente as suas cartas para os oficiais do UPA, para os líderes da OUN, o processo criminal polaco contra o seu pai, Yosyp, datado de 1923, as cartas familiares, entre outros.
  
Entre a correspondência com a liderança da UPA, se destacam as cartas trocadas entre general Shukhevych e o seu vice, Vasyl Kuk (1913 – 2007) e a carta ao temível e eficiente chefe do Serviço da segurança da OUN (SB OUN), Mykola Arsenych. As cartas mostram que para além das alcunhas conhecidas, Shukhevych também usava os nomes da guerra como “Mamay” ou “171”, — conta o historiador ucraniano, vice-diretor do Arquivo do SBU, Volodymyr Birchak.
Roman Shukhevych com o filho Yuri

A história da família do Roman Shukhevych foi muito sofrida, para não dizer trágica. O seu filho Yuri Shukhevych passou 31 anos nas cadeias e campos de concentração soviéticos pelo simples facto de ser filho do comandante supremo do UPA. Numa das cartas, à sua mãe, Natália Shukhevych, Yuri conta sobre o seu quotidiano, mostra-se feliz pela chegada das festas natalinas, ao mesmo tempo, já como adulto, assegura à mãe que está cuidar da irmã Maria e acompanha os seus estudos.
Carta do Yuri e Maria Shukhevych à sua mãe, Natália, 29.XII.1946

Todos os materiais colocados na página do Arquivo electrónico podem ser consultados e copiados livremente. O Arquivo, que neste momento reúne 20.501 documentos, é o projeto conjunto do Centro dos estudos do movimento de libertação, da Universidade Nacional de Lviv “Ivan Franko” e do Museu Nacional “Cadeia na Lonckoho”. O objetivo do Arquivo é fazer acessível a história e passado da Ucrânia.
    
Desde 2015 na Ucrânia foi restabelecido o acesso livre aos documentos dos serviços secretos soviéticos (CheKa-NKVD-KGB), disponíveis ao público em 2008-2010. O acesso livre à estes documentos é garantido aos cidadãos pela legislação ucraniana e pela Recomendação № R (2000) 13 do Comité dos Ministros do Conselho da Europa. A legislação europeia encara a garantia deste acesso como o sinal da democracia da sociedade e a chance de conhecer os elementos da sua própria história objetivamente.

Para que isso seja possível, na Ucrânia foi iniciado o processo da retirada dos arquivos históricos do domínio dos serviços secretos. Os iniciadores do processo estão convencidos que este passo permitirá não apenas conhecer o seu passado histórico, mas também será a garantia do não retorno das práticas totalitárias no decorrer do funcionamento das instituições da lei e ordem e dos serviços secretos da Ucrânia independente.

O serviço de imprensa do Centro dos estudos do movimento de libertação:
Tel./Fax: + 380 322474522
e-mail: history@cdvr.org.ua

Fonte:

As fotos post mortem do Roman Shukhevych (+12):
http://www.istpravda.com.ua/artefacts/2010/10/18/621

Sem comentários: