quinta-feira, março 16, 2023

URSS: internacionalismo ou russificação?

Embora a propaganda soviética rezava a igualdade dos povos e etnias na URSS, por alguma razão misteriosa 12 hinos de repúblicas soviéticas e da própria URSS exortavam a «posição especial» do povo russo, da rússia ou da Rus´, sem mencionar que essa era historicamente conhecida como Rus de Kyiv.

«Internacionalismo ou russificação?» também é um título do livro do escritor, crítico literário, ativista social e dissidente ucraniano Ivan Dzyuba, escrito em setembro-dezembro de 1965. O livro foi publicado fora da União Soviética em ucraniano, inglês, russo, chinês, francês e italiano sem a permissão e conhecimento do autor. 

Faça click para ler online em inglês

Na Ucrânia este trabalho foi publicado pela primeira vez apenas em 1990 na revista «Vitchyzna» e em forma do livro em 1991. As autoridades soviéticas consideraram «Internacionalismo ou russificação?» como obra antissoviética, e sua distribuição, armazenamento e leitura eram consideradas uma ofensa criminal. Ivan Dzyuba perdeu o seu emprego, foi expulso do Sindicato dos Escritores da Ucrânia e foi perseguido pelo KGB. Em 1972, Dzyuba foi preso e sentenciado à pena efetiva de 18 meses.

Ou seja, até as canções soviéticas eram um poderoso instrumento imperial de russificação.

Sem comentários: