sexta-feira, março 17, 2023

Vlad, o defensor de uma aldeia ucraniana

o nome dele é Vlad, em poucos dias ele completará 11 anos. ele está usando o capacete, as porta-placas e o tubo da RPG.

por Tata Kepler, a blogueira ucraniana

— com licença, mas posso tirar uma foto com você?

— santas cegonhas, menino, podemos nós, tirar uma foto com você? desculpe de o ter chamado de menino, você já é... um adulto.

— sim! e eu tenho o mesmo insígnia que você!

— oh, então você é da nossa unidade?

— e da vossa também — diz Vlad com orgulho.

o nome dele é Vlad, em poucos dias ele completará 11 anos. ele está usando o capacete, as porta-placas e o tubo da RPG.

— e eu tenho um quartel-general inteiro em casa, tem bandeiras e todo tipo de coisas, eu defendo a aldeia!

ele tem 11 anos e protege a aldeia.

é tocante e também aterrorizante.

tínhamos a bola da nossa selecção de futebol e oferecemos-lhe. e ele estava sorrindo. e por um momento em meio a todo esse vento, ruínas e incêndios, pareceu-me que ele era, afinal, uma criança. e a relva/grama ficará verde, as árvores florescerão e ele correrá pelos campos sem minas, sem ter que olhar aos escombros sob seus pés, mergulhará num rio quente do sul e, então, ele perseguirá aquela bola em algum quintal verde e mãe/mamãe, não de uma janela quebrada, gritará algo como «Vlad, venha rápido para jantar!»

e haverá luz, comunicação e reclamações sobre deveres de casa inacabados, joelhos partidos e cerejas dos jardins vizinhos.

e uma moça/garota vai sorrir para ele, e o pai vai consertar a bicicleta / o rover, e de novo terá que trazer leite ou pão para alguma avó do outro lado da rua..

eu não quero que Vlad proteja a aldeia,

eu não quero que ele me proteja.

mesmo que não seja de verdade.

eu quero viver em um mundo onde não haja ninguém para me proteger, mas isso é uma utopia.

e a realidade..

realidade aqui está —

o seu nome é Vladik, ele tem onze anos,

e ele protege a aldeia.

«eu moro na minha terra dada por Deus» está escrito na maior insígnia da coleção do Vlad.

na sua terra dada por Deus.

março, o vigésimo terceiro ano, Vladik tem onze anos.

1 comentário:

Anónimo disse...

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/03/tribunal-penal-internacional-emite-mandado-de-prisao-contra-vladimir-putin.shtml