domingo, março 19, 2023

A Madonna ucraniana do metro de Kyiv

András Földes, o fotógrafo húngaro tirou a foto de mãe e sua filha no metrô de Kyiv que se tornou viral. Maryna Solomennikova, uma artista do Dnipro, transformou a foto em um ícone, e um padre de origem ucraniana a colocou numa igreja italiana.
A foto real

A transformação artística

“Passamos o dia 25 de fevereiro, dia em que a foto foi tirada, no metro de Kyiv. Minha filhinha acordou e eu tive que amamentá-la. Sentei-me no chão frio e nesse momento um jornalista aproximou-se e perguntou-me se podia tirar uma foto. Eu não recusei”, lembra Tetiana Blizniak.

Em forma de ícone na igreja italiana 

Então, um artista do Dnipro viu essa foto em movimento e a transformou em uma pintura. No final, a imagem da Madona moderna foi colocada em uma igreja nos subúrbios de Nápoles.


“A imagem recorda o sofrimento da Virgem Maria, que teve que fugir do Herão. Ela era uma refugiada no Egito. É muito próximo da nossa realidade ucraniana”, diz o padre Viacheslav Okun.

Tetiana e a sua filha Marichka um ano depois

Tetiana e sua filha Marichka se tornaram o símbolo das mães ucranianas que protegem seus filhos dos bombardeaemtos e mísseis russos.

Ler mais e ver as fotos: https://rudana.com.ua/news/kartyna-hudozhnyci-z-dnipra-kyyivska-madonna-stala-ikonoyu-v-italiyskomu-hrami

Sem comentários: