quinta-feira, março 30, 2023

As origens da cidade de Bakhmut, o inferno dos ocupantes russos

A fortaleza de Bakhmut, 1702-1703, Wikipédia
O nome Bakhmut vem do rio Bakhmutka, conhecido pelo menos desde 1571. Existem várias versões principais da origem do topônimo. O mais provável está relacionado com a transformação do nome turco Mahmut. Provavelmente, o nome do rio foi identificado com o caminho Mahmutsky, mencionado nos séculos XVI e XVII.

No final do século XVII, devido ao povoamento de grandes áreas transfronteiriças e ao renascimento do comércio, a necessidade de sal aumentou. Novas áreas para colonização tornaram-se locais ao sul do Tor, acima do rio Bakhmutka, onde foram descobertos ricos depósitos de sal. Isso mudou a pesca na região.

Cidade de Bakhmut no séculoXIX, imagem: Wikipédia

Os cossacos de Don também precisavam de sal. A partir de 1683, eles se aventuravam no rio Bakhmutka. As condições de produção aqui eram melhores do que perto de Tor, mas os cossacos de Don não tinham força suficiente para conquistar e povoar o espaço. Durante uma pausa na pesca sazonal dos cossacos de Don, em 1700-1701, esses territórios foram ocupados pelos cossacos de Izyum. Um ano depois, a fortaleza Bakhmut foi construída sob a liderança do empreendedor coronel de Izyum, Fedor Shidlovskyi, escreve a página ucraniana História Local.

Ler mais em ucraniano ⟶ bit.ly/3ZlkbKi

Antes de 24.02.2022 e depois dessa data

A primeira ilustração mostra um mapa de Bakhmut, provavelmente do século XVII. O mapa também mostra seções transversais das paredes da fortificação. É mantido nos Arquivo Nacional da Suécia.

Sem comentários: