sábado, março 18, 2023

A guerra da rússia na Ucrânia é uma guerra colonial

Sua Beatitude Sviatoslav em Mykolaiv durante sua visita pastoral ao sul da Ucrânia, 17 de outubro de 2022

Estamos lidando com um plano decididamente genocida. Em primeiro lugar, a rússia não reconhece a própria existência do povo ucraniano – declaração de Sua Beatitude Sviatoslav, o Chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana.

«Se você olhar mais de perto, esta é uma verdadeira guerra colonial. Em primeiro lugar, a rússia não reconhece a própria existência do povo ucraniano. Eles dizem que ser ucraniano significa ser seguidor de uma ideologia, que não é uma questão de etnia ou nacionalidade – que é a ideologia do nazismo que nos tornou ucranianos, então eles estão iniciando uma guerra para nos desnazificar, ou seja, para que voltemos a ser russos. Trata-se obviamente de um plano absolutamente genocida, porque a desnazificação equivale ao extermínio. Como você pode transformar alguém em russo se nunca foi? Somos ucranianos desde nossos avós e bisavós. Temos nossa língua, nossa cultura, nossa história, nossas Igrejas e, finalmente, temos nosso Estado» – Sua Beatitude Sviatoslav.

Ler mais: https://ugcc.fr/fr/actualites/la-guerre-de-la-russie-en-ukraine-est-une-guerre-coloniale-nous-avons-affaire-a-un-plan-resolument-genocidaire-declaration-de-sa-beatitude-sviatoslav

Sem comentários: