Cidade de Kharkiv, 24 de fevereiro de 2022, ocupante russo morto e equipamentos militares queimados na entrada da cidade. Foto: MAKS LEVIN (assassinado pelos russos nos arredores de Kyiv). |
Ucranianos aprenderam a viver entre as notícias sobre vitórias e derrotas, alarmes de ataque aéreo e seus levantamentos, despedidas e ataques com mísseis em nossas cidades e aldeias. Entre «como vai você?» e briefings matinais do Estado-Maior.
Este ano brilhou como imagens em uma história fotográfica onde cada ucraniano se tornou o protagonista.
Existem milhares dessas imagens, mas algumas se tornaram especiais. Por exemplo, o teatro bombardeado em Mariupol com “Crianças” pintadas do lado de fora no asfalto ou os rostos corajosos dos moradores de Kherson nas ruas de sua cidade ocupada. O raio de sol em Azovstal ou o repolho que plantaram ao redor de um tanque russo destruído que não conseguiram remover do jardim. Borodyanka agredido, Boris Johnson em Kiev, os prisioneiros de guerra voltando para casa ou uma equipa/e de paramédicos cuidando de um homem ferido em um posto de primeiros socorros de Bakhmut.
Lviv, 15 de fevereiro de 2022, Cemitério de Lychakiv, o funeral dos militares ucranianos que morreram durante a invasão russa. Foto: YURKO DYACHYSHYN |
Essas fotos foram tiradas por fotógrafos ousados. Alguns permaneceram nesta guerra para sempre porque morreram no trabalho.
Juntamente com os melhores fotógrafos de documentários ucranianos, foram selecionadas as fotos sobre o ano que passou. Essas 100 imagens representam os momentos-chave deste ano de guerra - o ano em que Ucrânia viveu e sobreviveu, tornando-se mais forte do que nunca.
Sem comentários:
Enviar um comentário