sexta-feira, março 31, 2023

A história do Ruslan Zubarev, o «Predator» ucraniano

Conversa com Ruslan «Predator» Zubarev, soldado do 22º batalhão da 92ª brigada das FAU, que recebeu a distinção de honra Cruz de Ouro por uma batalha bem-sucedida e uma espingarda/rifle automática/o M4A1 das mãos do comandante-em-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, general Valery Zaluzhny.
Ruslan é condecorado pelo general Zaluzhny

Foi interessante entender o motivo de ações conscientes tão enérgicas no combate, que teve o lugar em 16 de fevereiro, como «Predator» de 21 anos sobreviveu e venceu o primeiro combate corpo-a-corpo da sua vida (no decorrer do combate, ele liquidou até possivelmente 8 oponentes russos, que pertenciam às forças especiais, à julgar pelos seus equipamentos e modos de agir).

Soldado Ruslan «Predator» Zubarev de apenas 21 anos: «Eu disparo de todos os tipos de armas de infantaria, incluindo a metralhadora DShK de 12,7 mm. Melhorei minhas habilidades táticas no jogo PUBG, tenho uma classificação alta no clã NO MERCY».

1. Ele agiu sem parar e conscientemente durante os 30 minutos da batalha, manteve uma alta capacidade de combate, embora sua trincheira estivesse sendo constantemente alvejada por espingardas/rifle automáticas e metralhadoras a uma distância de 5-6 metros e pelo menos 6 granadas de mão explodiram no parapeito próximo a ele, com as quais os russos tentaram atingi-lo.

2. Monitorou constantemente a situação dos flancos e da frente da posição, ergueu a cabeça acima do parapeito, independentemente do alto risco.

3. Tentou conduzir fogo exclusivamente direcionado, independentemente da superioridade numérica do inimigo, que atacou a sua posição. Ele nunca atirou ao estilo «somali», mas sempre tentou ver onde estava disparando.

4. Usou dois disparos cumulativos e 1 de fragmentação do lançador de granadas RPG-7, um lançador de granadas AT-4 (deliberadamente deixado na reserva o «Matador» para combater veículos blindados), um lançador incorporado de granadas VOG-25 e mais de 30 granadas, 6 granadas de mão, uma metralhadora de 7,62 mm e duas metralhadoras de 5,45 mm. Além disso, na batalha, as suas armas automáticas encravaram mais que uma vez, assim como um disparo de RPG-7, mas ele não entrou em pânico, tentou corrigir as falhas de tiro o mais rápido possível, trocou de arma e continuou a batalha .

5. Comunicado constantemente, informou claramente o comandante da situação e perguntou sobre a situação para entender a posição do inimigo de acordo com os dados do quadricóptero e ajustar seu próprio fogo. Relatou o consumo de munição.

6. Dava comandos claros e constantes ao seu parceiro inexperiente, a quem tentava acalmar com sua voz e maneira de se dirigir. 5 vezes durante a batalha ele se dirigiu a seus camaradas, dizendo «por favor».

As conclusões do jornalista ucraniano Yuriy Butusov:

1. «Predador» é uma pessoa responsável e consciente em termos de trabalho de combate. Ele tem comandantes em quem confia, entende a lógica das ordens e procura desempenhar bem suas tarefas.

2. «Predador» tem uma boa educação, respeita os mais velhos, trata todas as pessoas com respeito, é focado e focado na comunicação. «Até os 15 anos, joguei futebol constantemente em Zaporizhzhia. Entrei para o exército sob contrato porque não queria perder um ano e meio da minha vida no serviço militar, é melhor realmente aprender alguma coisa.»

3. Ele percebe que a infantaria é um trabalho cíclico constante difícil e tenta fazê-lo da maneira mais eficiente possível. «Procuro não comer muito, meu peso me atrapalharia. Como soldado de infantaria, suporto cargas pesadas, preciso de resistência, não de massa. Tenho que carregar grandes cargas a pé para posições off-road, tudo comigo por um ou dois dias, então, em condições limitadas, executo tarefas por um ou dois dias de cada vez, é por isso que tento me manter constantemente na forma e no modo em que estou na guerra.»

4. Acostumei-me a registrar minhas ações em vídeo e analisá-las: «Tenho uma câmera Go-Pro 10. Ela foi danificada por um pedaço de estilhaço, numa outra batalha, quando estava usando a metralhadora pesada DShK, não ouvi como um quadricóptero russo pairou sobre nós e lançou/jogou uma granada contra mim. Um dos estilhaços atingiu a câmera, mas eu a colei, funciona bem. Na frente, comecei a fazer vídeos para o Tik Tok, gente gosta, vou continuar. Vou hospedar um canal, talvez abro um canal no YouTube. Gosto de filmar, montar os vídeos sobre isso, as pessoas gostam de assistir.»

5. «Aprendi manejar todas as armas que minha unidade possui. Eu estava em Odessa de licença após a batalha e me diverti muito, jogamos muito paintball. Eu gostaria de ter feito isso antes. Paintball é um esporte muito bom para a preparação ao combate de contato, eu o recomendo fortemente.»

6. «De onde obtenho o pensamento tático? Eu me comunico com os comandantes, já tenho alguma experiência. Treino o pensamento tático no jogo PUBG, também é um jogo de tiro multiplayer. Tenho uma classificação alta neste jogo, jogo no clã NO MERCY, então quando eles retornam de missões de combate, e às vezes tenho algumas horas livres - eu jogo PUBG.»

7. «Tento me comunicar com as pessoas que me escrevem, gosto. Graças à ajuda dos seguidores, minha unidade comprou dois quadricópteros Mavik-3. Agora tenho muitas pessoas escrevendo para mim, quero responder, sinto-me honrado por tantas pessoas me respeitarem. Recebo ajuda significativa e atenção de voluntários, isso é muito inspirador e me motiva a trabalhar cada vez mais em busca da vitória. Não tenho dúvidas sobre a nossa vitória e tento fazer tudo o que um soldado da infantaria deve fazer por isso.»

Visitar o canal do «Predador» no Telegram: https://t.me/lost_generation_21

2 comentários:

Anónimo disse...

E verdade que ele morreu?

Guilherme disse...

Ruslan não morreu, ele tem um canal no Telegram que usa pra atualizar sobre a guerra.