segunda-feira, março 06, 2023

As POW ucranianas descrevem a sua vida no cativeiro russo

Os espancamentos eram brutais. O abuso era muito mau/ruim: três prisioneiras de guerra ucranianas, todas já libertadas, descrevem a sua vida no cativeiro russo.

Uma atrocidade na guerra não provocada de vladimir putin na Ucrânia é amplamente escondida - a tortura de prisioneiros. Encontramos três ex-prisioneiros de guerra, sobreviventes, em Kyiv, capital da Ucrânia. Eram soldados, e todas mulheres. O que eles dizem é extremamente perturbador. Suas histórias não podem ser verificadas de forma independente, mas elas acompanham os testemunhos que a ONU coletou de mais de 150 ex-prisioneiros ucranianos. No final de uma batalha cruel, o medo do cativeiro russo era tão grande que uma das mulheres que conhecemos simplesmente olhou para Deus e disse: «por favor, deixe-me morrer».

Eles lutaram na cidade portuária de Mariupol, no sul da Ucrânia. Cidade de 400.000 residentes, putin bombardeou Mariupol até a miséria. Em abril de 2022, as últimas tropas ucranianas que defendiam a cidade foram encurraladas em fábricas siderúrgicas.

Faça click na imagem para ver a entrevista na CBS News

A sargento Iryna Stogniy, 35 anos, a médica (tradução): Levaram nossos homens separadamente, dividindo-os, alguns dos homens foram espancados, alguns dos nossos homens foram… como direi… baleados na cabeça…

Scott Pelley: Os russos mataram homens desarmados?

Iryna Stogniy (tradução): Sim, estávamos desarmados.

Sargento Anastasia Chornenka (tradução): Quando eles [falaram] sobre me levar para a execução, eu só tive tempo para rezar e dizer adeus aos meus filhos. Provavelmente, o pior que você sente é que nunca mais verá seus filhos.

Um filme de propaganda russa, em abril de 2022, mostra Mariana Mamonova em cativeiro. Ela está grávida de quatro meses e foi informada, em particular, o que seria feito de seu bebê.

Capitão Mariana Mamonova (tradução): [Eles disseram] que tirariam meu filho de mim e o levariam repetidamente de um orfanato para outro, para que eu nunca pudesse encontrar o meu filho.

Sem comentários: