segunda-feira, agosto 06, 2018

Voluntária Yana Zinkevych: a personificação da própria Ucrânia

A voluntária paramédica Yana Zinkevych, que já foi chamada de “anjo de vida”, ferida gravemente na guerra russo-ucraniana, é a personificação da própria Ucrânia: linda, mutilada, mas viva...
Yana no DUK PS
Aos apenas 19 (!) anos a jovem voluntária salvou a vida e retirou do campo de batalha mais de duas centenas de feridos ucranianos. Em 2014, o Ministério da Defesa da Ucrânia, condecorou a chefe do serviço médico do Corpo Voluntário Ucraniano do Setor da Direita (DUK PS), Yana Zinkevych, com a condecoração “Pela Coragem Militar”.

Yana continuou na linha da frente, acompanhando a transformação do DUK PS no Exército Voluntário Ucraniano (UDA),  continuando sendo a chefe da sua Direção médica e de reabilitação, batalhão Hospitallers.
Condecorada pelo Petró Poroshenko com a “Ordem de Mérito”
Em dezembro de 2015 Yana Zinkevych, já com 20 anos, foi condecorada pelo Presidente Petró Poroshenko com a “Ordem de Mérito” do 3º grau. Nas vésperas, Yana sofreu um grave acidente de viação, foi operada de urgência na cidade de Dnipro, e depois transportada para Israel, onde novamente foi operada e passou por um curso prolongado de reabilitação.

Em maio de 2016, aos 21 anos, Yana Zinkevych se casou (grávida de 4 meses) com o seu noivo, também voluntário ucraniano Maxym Korablev. A nova seria numerosa: Yana, Maksym, a filha Bohdana e um cão...
Yana no dia do casamento
Mas nem todas as histórias têm o final feliz. Menos de um ano após o casamento e apenas uma semana depois do parto, Maxym deixou a família. Essa foi a sua decisão. Yana tornou-se mãe solteira, estudante da Academía Médica do Dnipro, sem deixar o trabalho no batalhão. “Não sei porque Maxym me deixou, – conta Yana – talvez foi demasiadamente fraco perante as dificuldades da vida real”.
Com a filha Bohdana
Desde a sua criação e no decorrer da fase ativa de OAT, o batalhão Hospitallers salvou e retirou do campo de batalha mais de 2.500 feridos ucranianos. Yana, após as suas operações e o curso de reabilitação, continua se mover numa cadeira de rodas.
A unidade médica do UDA Hospitallers
Tal como Ucrânia, Yana Zinkevych luta e não se rende (fonte).
Como se diz na sua unidade: a chave para o sucesso é a unidade da retaguarda e da linha da frente! Glória à Ucrânia!

Ajudar à unidade médica do UDA Hospitallers
Zinlevych Yana Vadymivna: conta 5168 7422 1293 5864 (PrivatBank Ucrânia)
Western Union: Yana Zinkewich
Página oficial da unidade: https://www.facebook.com/hospitallers

4 comentários:

Anónimo disse...

Por favor, leia isto:

https://flagelorusso.blogspot.com/2018/08/guerra-invasora-russa-ameaca-o-futuro.html

Anónimo disse...

A emissora de TV brasileira Rede Bandeirantes fez um especial sobre a guerra da Ucrania. E ainda uma materia conduzia pelo mesmo jornalista que fez uma materia da Istoe. Ele tb e filho do apresentador do telejornal.

Anónimo disse...

O fato de o Yan Boechat nos territorios ocupados via "rebeldes" nao lhe vale uma sancao por parte do governo da Ucrania?

Jest nas Wielu disse...

É quase certamente que Yan Boehat entrou em Donetsk/Luhansk via Kyiv, ou seja, procedendo de acordo com a legislação ucraniana, neste caso ele não infringiu nenhuma lei e não pode ser responsabilizado de nenhuma comportamento desviante.