segunda-feira, outubro 08, 2018

Conferência internacional “Fomos mortos por sermos ucranianos” (em Lisboa)

No dia 12 de outubro,  às 10h00 e às 13h00 na sala de conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa, na Alameda da Universidade, 1600-214, em Lisboa, Portugal, decorrerá a Conferência internacional dedicada à problemática do Holodomor ucraniano.

O filme documental ucraniano “Zhorna” (| Stone Mill) é dedicado a tragédia do Holodomor de 1932-1933 na província ucraniana de Kharkiv. No filme falam apenas os velhos – eram crianças naquela época. Nenhuma voz-off. Nenhum comentário ou resumo. Nenhuma politiquice. Apenas as memórias e citações dos documentos de arquivo.

“… Quando o Victor morreu eu me lembro bem. Mamã cozinhava a batata na caçarola, já era a primavera. A batatinha era pequenina, acabou de brotar, do tamanho de ovo de uma pomba. Água quase ferveu, já se levantou a espuma. Victor estava deitado e toda a hora dizia: “Mamã, quero comer, mamã, quero comer”. Ela lhe respondeu: Vitinho, agora vai ferver e eu trago. Mais um minutinho… Trouxe, mas ele já tinha morrido… Mãe repetia toda a sua vida: “se eu trazia dois minutos mais cedo, Victor estaria vivo”…

Ver o filme no YouTube (80'23'', legendado em inglês):

Sem comentários: