sexta-feira, outubro 26, 2018

Enciclopédia de absoluta miséria alimentar soviética

O livro soviético “Faça você mesmo os alimentos raros” não é uma invenção da dita extrema-direita. O livro existiu e propunha aos cidadãos soviéticos fabricar em casa os alimentos tão “raríssimos” como champanhe, queijo, maionese, leite condensado, cerveja, sorvete e até a mostarda...

No prefácio, os autores explicam a razão de aparecimento da sua obra: “Alimentos, cujas receitas aparecem neste livro, fomos acostumados à comprar nas lojas, mas às vezes é caro para você. Ainda mais – não aparecem à venda ou a sua compra é precedida pela permanência numa longa fila. Não se desespere! Acorde e corra com os comunistas! As coisas feitas à mão são sempre mais saborosas!

01. O Estado comunista soviético, se esquecendo das suas próprias obrigações sociais, estava propondo ao bom povo soviético a produção caseira de champanhe, queijo, espadilha, maionese, sorvete e leite condensado – em suma, todas aquelas “delícias raríssimas”, na compra das quais o cidadão comum ficava horas sem fim nas filas intermináveis das mercearias soviéticas. Você não consegue comprar? Faça você mesmo! – declara o comunismo soviético.

02. Reparando no ano de publicação, os fãs da URSS ficam aliviados – 1992! Já após a queda da URSS! Na verdade, o livro foi entregue à impressão em 20 de novembro de 1991, e a URSS deixou de existir em 26 de dezembro de 1991.

03. Mais importante, o livro foi publicado na série “Pequena Enciclopédia Caseira”, na sua 4ª edição. Muito possivelmente, isso significa, que na URSS foram publicadas três edições anteriores, que ensinavam os cidadãos, usando as galochas velhas, fita-cola/durex e bomba de bicicreta, fazer um leitor de música portátil.

04. Dado que aristocracia proletária soviética apreciava o champanhe, os autores do livro começam a obra por receita dessa bebida. Champanhe caseiro soviético poderia ser feito de groselha e maçã, o “caseiro branco”, é um mosto de açúcar com levedura, mais ácido cítrico. A bebida deveria ser guardada no porão – possivelmente pela precaução.

05. Segue a receita de queijo e espadilha enlatada. O queijo também pode ser feito em casa, e é muito mais saudável e mais saboroso do que o queijo capitalista suíço ou holandês, o que importa é a fé cega nos amanhas cantantes do comunismo! Um litro de leite se mistura com um kg de queijo cottage comprado na loja, ferva-se, mexa-se, filtre-se através de gaze – e agora você é um verdadeiro fabricante de queijo.
A espadilha da hostil e burguesa Letónia pode ser substituída por um peixe sem nome, pescado num rio fedorento local. Coloque o peixe sem nome numa frigideira em água salgada – o resultado não é a comida do gato vadio/vira-lata, mas uma delicadeza socialista requintada! A principal coisa é a fé)

06. A cerveja pode ser feita de brotos de pinheiro. Não consegue comprar Carlsberg, Obolon ou Brahma? Não importa – vá à uma floresta mais próxima, arranque brotos de pinheiro, faça lume e prepare a cerveja! Como aperitivo podem ser usadas as bolotas.

07. Os saborosos doces soviéticos – também podem ser facilmente preparados em casa. Até o melhor do mundo e mais saboroso sorvete soviético poderia ser feito em casa. Tal como os nossos leitores, ficamos intrigados, por que razão o Estado soviético sequer produzia a comida industrial? Bastava publicar uma boa quantidade deste tipo de livrinhos de auto-ajuda e os cidadãos soviéticos fariam tudo sozinhos em casa – desde os doces “Urso no Norte” até uma geleira/geladeira “Saratov”.

08. O melhor leite condensado do mundo, no fim da URSS também era aconselhado à fazer em casa. Caso contrário, os turistas capitalistas iriam querer provar essa delícia socialista e caso desconseguissem, seriam tentados à denegrir o socialismo real soviético, o mesmo que o doutor Fernando Haddad defendia tanto no seu livro publicado no Brasil. Seria um vexame.

09. Vinagre, mostarda e licores até não eram produtos tão escassos, mas isso não importa, você pode os fazer em casa! Não sabia?!!

10. A receita maravilhosa da limonada “Real” (Sic!): coloque duas gemas do ovo e duas colheres de açúcar num copo alto. Gradualmente, despeje água no copo, mexendo. Ou espere até que se dissolva por si mesmo. E beba pela sua saúde! Deliciosa e saudável!”
Receita à direita aconselha aos cidadãos soviéticos fazer as conservas caseiras de carne guisada. No fim da URSS, até este tipo de enlatados era um alimento bastante raro – os seus últimos estoques iam diretamente ao contingente militar soviético no Afeganistão.

Como podemos ver, as “delícias” soviéticas não eram codornizes, jamon ou bom marisco, mas os produtos absolutamente banais – “champanhe” (vinho espumante) soviético de baixa qualidade, espadilha, leite condensado, limonada e até guisado. Nos últimos anos da existência da URSS, até mesmo estes alimentos tão simples eram escassos – para os comprar as mulheres e as crianças soviéticas ficavam horas e horas nas filas de mercearias.

Foi o socialismo, comunismo e poder soviético, que levaram a população da URSS aos níveis da pobreza comparáveis aos vários países pobres da época. Foi precisamente o poder comunista soviético, incapaz de alimentar os cidadãos, optava por lhes atirar na cara este tipo de propaganda.

Fotos e texto: Maxim Mirovich | texto adicional: Ucrânia em África

Blogueiro: a 4ª edição do próprio livro foi publicada na cidade ucraniana de Khrarkiv, numa editora privada, as editoras estatais soviéticas não conseguiam produzir o livro em quantidades que satisfizessem a sua procura...

Sem comentários: