quarta-feira, outubro 31, 2018

Anarquista bombista russo ataca FSB e morre na explosão

No dia 31 de outubro de 2018 o edifício da Direcção regional do FSB na região russa de Arkhangelsk foi atacada, ao estilo jihadista, pelo anarquista bombista russo, que morreu na explosão. Foi o primeiro caso desde 1999, quando um grupo de extrema-esquerda russa atacou o gabinete de atendimento público do FSB em Moscovo.  
Imagem: câmaras de vigilância do edifício da Direcção regional do FSB na região russa de Arkhangelsk
O anarquista de apenas 17 anos, estudante da escola politécnica Mikhail Zhlobitskiy, que alegadamente usava na rede Telegram o nick “Valerian Panov”, alegadamente explicou os seus motivos online, apenas 7 minutos antes do ataque suicida: “As razões são claras para vocês. Dado que FSB está fodido, fabrica casos e tortura as pessoas, eu decidi optar por isso”.
Cerca das 8h52 (hora local), o jovem russo entrou no edifício do FSB na cidade de Archangelsk, tirou da sua bolsa uma bomba artesanal e a acionou. A explosão se deu já dentro do edifício, mas antes de chegar aos detetores de metais, colocados na passagem ao interior. Anarquista morreu devido aos ferimentos não compatíveis com a vida, também foram feridos três funcionários do FSB (o seu estado de saúde não foi revelado publicamente).
O local da explosão, imagem divulgada pelas páginas da rede Telegram
Na rede também Internet está sendo divulgado o alegado cartão do estudante do alegado anarquista russo:
O Comité de Investigação russo qualificou a explosão como um ato terrorista. Oficialmente, os motivos do atacante não são revelados. A investigação pretende apurar o motivo, investigar os familiares, amigos e pessoas próximas do anarquista.

Mikhail Zhlobitsky tinha domicílio registado numa aldeia aos 20 quilómetros da cidade de Arkhangelsk, onde morava com a sua mãe, tia e avó.

A sua avó, Valentina, disse ao serviço russo da BBC que não entende as razões pelas quais o neto decidiu organizar a explosão no FSB: “Ele não bebe, não fuma, não diz palavrões. [Ele] não falta aos estudos, constantemente vai às aulas. Eu não sei o que aconteceu, não me faça mais perguntas”, pediu a mulher.

Blogueiro: na Internet russa o caso é explicado por várias teorias, duas das quais são mais populares: a) “ZOG está matar os jovens russos”; b) “Kremlin está preparando a opinião pública para alguma nova legislação draconiana antiterrorista e, por tabela, anti-Internet”. Em ambos os casos os nossos caros leitores estão na posição confortável para comprar/fazer as pipoquinhas e assistir o enredo.

Bónus

IC3PEAK – Smyerti Bolshe Nyet (Não há mais a morte):

Sem comentários: