domingo, outubro 14, 2018

Na linha da frente na Donbas morreu soldado ucraniana de apenas 19 anos

No dia 14 de outubro Ucrânia celebra solenemente o Dia do Defensor da Ucrânia. Apesar de um certo esquecimento por parte das elites da velha Europa, todos os dias as suas portas são defendidas por homens e mulheres do exército ucraniano.     
No dia 10 de outubro de 2018, a guerra russo-ucraniana ceifou a vida de mais uma defensora da Ucrânia, soldado da 92ª Brigada especial mecanizada da Forças Armadas da Ucrânia (FAU),  Olesya Baklanova de apenas 19 anos, que morreu na linha da frente nos arredores da mina de Butivka, na região de Donetsk, escreve a página ucraniana Novynarnia.

Ucraniana de origem étnica russa, Olesya nasceu em 1999 na região de Luhansk, era soldado voluntário sob contrato nas fileiras das FAU.
Foto: Facebook da Iryna Shuhaylo | ler mais
Olesya Baklanova morreu na linha da frente e no decorrer do seu dever, ela estava num posto de combate, quando foi atingida pelo fogo do franco-atirador inimigo. Neste local da linha da frente as posições ucranianas e das forças russo-separatistas estão separadas por distâncias de apenas cerca de 300 metros.

Um dos companheiros da Olesya, soldado Vychaslav, contou que ela assinou o contrato com FAU mal completou à sua maioridade legal, que na Ucrânia chega aos 18 anos. Queria estar na infantaria, não aceitou ficar na retaguarda mais segura. Passou pelos combates na defesa da vila de Mariinka.

No dia da sua morte, Olesya submeteu ao seu comando imediato o pedido da despensa temporária, ele precisava de se deslocar à Ucrânia livre, participar na corte avaliativa da sua Universidade...

Até o dia 11 de outubro, na linha da frente e no decorrer do seu dever militar morreram 6 defensores da Ucrânia.

A demissão do Ministro da Defesa

O Ministro da Defesa da Ucrânia, general Stepan Poltorak pediu a sua demissão do posto do Ministro, a demissão foi prontamente aceite pelo Presidente da Ucrânia Petró Poroshenko.
Foto: arquivo público
O general do exército Stepan Poltorak apresentou o pedido oficial correspondente e eu o aceitei – da sua demissão do serviço militar. Apreciando a contribuição significativa de Stepan Poltorak na revitalização das Forças Armadas da Ucrânia, sugeri que ele continue a liderar o departamento de defesa como ministro civil”, escreveu o chefe de Estado no seu Twitter.

Segundo a nova lei da Segurança Nacional da Ucrânia, à partir do dia 1 de janeiro de 2019 a posição do Ministro da Defesa terá que ocupar um civil.

Stepan Poltorak é ministro da Defesa da Ucrânia desde 14 de outubro de 2014. Em 2015 ele foi promovido ao general do exército. Na sua despedida Presidente Poroshenko condecorou o general Poltorak com a ordem militar Bohdan Khmelnitskiy do 1º grau, informa a página ucraniana Kharkiv Today.

Blogueiro: o Presidente Petró Poroshenko é um verdadeiro mestre do trolling no bom sentido da palavra. Não duvidamos que poderá ser eleito ao seu segundo mandato em 2019 ainda na 1ª volta / no 1º turno.

Sem comentários: