sexta-feira, outubro 26, 2018

Realizador ucraniano Oleg Sentsov, preso na Rússia, vence Prémio Sakharov

Distinção é atribuída pelo Parlamento Europeu. Oleg Sentsov foi condenado à 20 anos de prisão por um tribunal russo. O Parlamento Europeu apoiou uma resolução sobre a libertação imediata do cineasta e outros 158 presos políticos ucranianos, escreve edição online portuguesa DN.pt
Oleg Sentsov no tribunal russo durante o seu julgamento | foto: Sergey Pivovarov/Reuters
O Prémio Sakharov de Direitos Humanos foi atribuído esta quinta-feira ao realizador ucraniano Oleg Sentsov. Oleg Gennadyevich Sentsov, natural da Crimeia, ficou internacionalmente conhecido pelo seu filme Gamer, de 2011. Após a anexação da Crimeia pela federação russa foi preso, em maio de 2014, na sua terra natal e condenado a 20 anos de prisão por um tribunal russo, sob a acusação de conspirar para a prática de atos terroristas. O cineasta e escritor tinha-se oposto à anexação.
As capas, russa e holandesa, do seu filme Gamer
A 14 de maio deste ano entrou em greve de fome, em protesto contra a prisão de 65 presos políticos ucranianos na Rússia.

A União Europeia e os Estados Unidos condenaram a detenção de Sentsov e apelaram à sua libertação, sem sucesso. Em junho deste ano, o Parlamento Europeu apoiou uma resolução sobre a libertação imediata do cineasta e outros 158 presos políticos ucranianos.
Uma das últimas imagens do Oleg Sentsov de dentro da prisão russa, agosto de 2018
Os realizadores de cinema europeus Agnieszka Holland, Ken Loach, Mike Leigh, e Pedro Almodóvar co-assinaram a 10 de Junho de 2014 uma carta da Academia de Cinema Europeu às autoridades russas, exigindo que as acusações contra Sentsov fossem retiradas, e as denúncias de tortura investigadas. O director de cinema iraniano Mohsen Makhmalbaf dedicou a sua aceitação do Prémio Robert Bresson 2015 do Festival de Cinema de Veneza a Sentsov, chamando a condenação de uma “grande injustiça”, e a sentença “um passo para intimidar toda a sociedade russa, especialmente os intelectuais e artistas”.
Um dos cartazes ucranianos à exigir a libertação do Oleg Sentsov
[...] O galardão será atribuído a 12 de dezembro, durante a sessão plenária do Parlamento Europeu. A oposição democrática na Venezuela foi a vencedora do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento em 2017.

Sem comentários: