sábado, outubro 13, 2018

Forças ucranianas abatem na Donbas mais um drone russo “Orlan-10”

No leste da Ucrânia, na região de Lysychansk, nas proximidades da linha da frente, o helicóptero ucraniano Mi-24 detetou, perseguiu e abateu mais um drone russo “Orlan-10”, informa o serviço de imprensa da OFC.
O drone foi detetado através dos meios técnicos por volta das 8h09 de manha no dia 13 de outubro. Alvo, identificado como drone “Orlan-10”, usado pelas forças armadas russas, voava no espaço aéreo da Ucrânia, efetundo ações de espionagem na área entre as cidades ucranianas Lisichansk – Severodonetsk. A força aérea ucraniana foi colocada na prontidão combativa № 1 e comandante da Operação das Forças Conjuntas, tenente-general Serhiy Naev deu a ordem de uso do Mi-24.
Às 8h45 Mi-24 descolou da sua base, rapidamente alcançou o alvo e apesar de várias manobras de evasão do drone, às baixas atitudes, às 9h58 “Orlan-10” este foi abatido, nas proximidades da vila de Borovske. Já às 10h10 o alvo foi achado e identificado pelas unidades terrestres ucranianas.
O abate do drone russo é uma das consequências diretas dos treinos dos pilotos ucranianos dos Mi-24 em voos rasantes às baixas atitudes. Apesar disso, o inimigo não descansa, perdendo unicamente no dia 13 de outubro e na zona de Lysychansk dois (!) dos seus drones.

Voo de um par de helicópteros ucranianos Mi-8 MT na atual zona de OFC em baixas altitudes:

Glória à Ucrânia!

Blogueiro: o drone russo Orlan-10 é composto, quase exclusivamente, por peças ocidentais (americanas e europeias). Até o janeiro de 2018 as forças russas perderam, no mínimo, 9 unidades de “Orlan-10” nos céus de Donbas (3 caíram devido mal funcionamento interno e 6 foram abatidos pelas forças ucranianas). O preço de um complexo “civil” do “Orlan-10” (2 drones, uma estação de controlo terrestre, dispositivos de lançamento, kit de peças de reposição, software especial, cargas úteis intercambiáveis) é de cerca de 150.000 dólares (aos preços de 2013).

É possível que o drone, ora abatido, foi lançado diretamente à partir do território russo. Isto é indiretamente confirmado por representantes de grupos armados ilegais de Donbas. Assim, o “representante oficial da milícia popular” da dita “lnr”, Andrei Marochko, afirmou que a sua milícia não possui os drones em serviço.

A distância entre a cidade de Lysychansk até a fronteira da federação russa é de cerca de 100 km. “Orlan-10” possui o alcance máximo de voo até 120 km da sua estação de controlo. Ou seja, o aparelho realmente poderia ser lançado à partir do território russo. Se for assim, então é mais uma vitória das forças ucranianas!

Sem comentários: