sábado, dezembro 24, 2016

O falecimento do Iván Bojko

Com grande tristeza informamos sobre o falecimento do senhor Iván Bojko, criador de banduras e herói do filme “Ivan” do realizador brasileiro Guto Pasko. O resistente ucraniano e membro da OUN, ele completaria 98 anos em junho de 2017...
Em 1942 Iván Boiko foi arrancado da Ucrânia e levado pelos nazis aos trabalhos forçados na Alemanha, onde permaneceu até 1945. Com o fim da II G.M. ele não quis regressar à Ucrânia porque os soviéticos dominaram o país, acusando de inimigos de povo e traidores todos os cidadãos da então União Soviética que estiveram trabalhando na Alemanha, mesmo que em circunstancias como as vividas por Iván Bojko. Se ele retornasse seria morto ou então se tivesse sorte, seria preso e enviado para o GULAG na Sibéria.
Iván Bojko veio ao Brasil em 1948; como refugiado de II G.M. e nunca mais voltou para Ucrânia. Por não ter documentos que comprovassem sua origem, viveu como apátrida no país até 5 de novembro de 1990, quando adquiriu a nacionalidade brasileira. Em 2010, ou seja, 78 anos depois, ele fez uma viagem de volta ao passado, em retorno à sua terra natal.
A sua esposa, Anna Bojko, tinha 90 quando faleceu em janeiro de 2013. Ela também era a imigrante ucraniana e refugiada de II G.M. Anna e Iván se conheceram na Alemanha e imigraram, já casados para o Brasil em 1948. Dona Anna Bojko participa do filme no seu início, numa cena de despedida entre os dois, na sua casa em Curitiba, antes de Iván viajar para Ucrânia.
Para retornar à Ucrânia, Iván viajou com um passaporte brasileiro. Em um dos seus depoimentos no documentário, Iván reconhece o valor de ter uma nacionalidade. “O Brasil é uma terra que me deu segurança para o resto de minha vida, inclusive me deram a cidadania brasileira. Hoje sou cidadão brasileiro e espero já naquela terra descansar definitivamente”.
Iván Bojko pertence à geração dos ucranianos que venceu: eles lutavam e morriam pela Ucrânia livre e independente e contra a Alemanha nazi e União Soviética. Hoje, ambos os impérios já não existem e Ucrânia caminha para a sua segunda independência, na luta contra o mesmo inimigo moscovita na luta contra qual se empenhou Iván na sua juventude.
            Deixamos aqui a nossa mensagem de pesar à família de Iván Bojko no Brasil e na Ucrânia.   

20 comentários:

Anónimo disse...

Essa eh a rua no Google Maps do terrorista Caique Telles segundo o endereço fornecido pela pagina do Pacificador:

https://www.google.com.br/maps/@-3.1271996,-60.0354414,3a,75y,217.49h,56.5t/data=!3m6!1e1!3m4!1sQUbFh1zGOF7SB-tQp10wKA!2e0!7i13312!8i6656!6m1!1e1

Fica logo após a Ponte do São Raimundo. Saindo da ponte pra quem vem do Centro virando a primeira a direita. Trata-se de um bairro paupérrimo as margens do Igarapé do São Raimundo. Trata-se de área degrada com favelas e alta criminalidade. Recentemente o governo do estado vem revitalizando a área através do projeto conhecido como Prozamin. A região surgiu de invasões de terrenos as margens do Igarapé do São Raimundo. Igarapes são pequenos riachos que cortam a cidade. Nos anos 80 ficaram conhecidas em Manaus as famosas casas de Palafitas. Casas feitas sobre estacas de madeiras por cima das aguas dos Igarapes da cidade. Lugares extremamente pobres cujos banheiros eram apenas buracos feitos no chão. Os dejetos humanos iam parar nas aguas do rio. Uma amostra de como são as casas de palafitas:

https://abrilexame.files.wordpress.com/2016/09/size_960_16_9_photo-2634.jpg?quality=70&strip=all&w=680&h=453&crop=1

Vindo de um lugar assim me pergunto de onde ele conseguiu dinheiro para comprar passagens aéreas para Russia para depois entrar ilegalmente na Ucrania.

Unknown disse...

Hoje, 06 de fevereiro de 2021, assisti ao documentário e adorei conhecer a história e o Sr. Iván. Adorei "tê-lo conhecido", embora não tivesse tido a oportunidade de conhecê-lo pessoal,
Ao tentar encontrar meios de contatar o Sr. Iván, encontrei aqui no blog que ele faleceu.
Meus sentimentos aos seus descendentes.
Se tiverem o contato dos familiares, e puderem me fornecer, agradeço.
Enviem por favor para joseroberio@gmail.com.
Sou grato.

Anónimo disse...

Assisti ontem: Junho de 2021, o emocionante documentário sobre o sr.Ivan e sua visita à sua amada Ucrania. Agora ele descansa em paz no Brasil, que o acolheu com carinho. Parabéns à equipe do documentário! Vidas anônimas que devem ser documentadas.

Unknown disse...

Tive o prazer de apenas agora conhecer a história desse carismático personagem, o Sr. Ivan. Me emocionei com o documentário. Embora tardio, meus sentimentos à família.

Cri Patton disse...

Por que essa aversão calcula a?
Ele foi financiado pela Petrobras para um documentário sobre expatriados.

Cri Patton disse...

Parabéns a equipae do documentário e a você também pot sua sensibilidade.

Cri Patton disse...

Tenho curiosidade em saber, por que a filha o a companhou mas a esposa não.Ela não era Ucraniana?

Maria Rita disse...

Boa Tarde.Vi pela Tv.a reportagem do Sr.Ivan.Apesar de ser tardio,me entristeceu o seu falecimento,mas me alegrou por ele ter conseguido retornar á sua terra tão querida.Ficamos felizes com a felicidade dele.Exemplo de superação e alegria.Nossos sentimentos á familia e tenha certeza que ele está olhando por voces.Ucrania e Brasil um pais só.Maria Rita e Magaly.

Luciana Nunes disse...

Assistindo o documentário, emocionante a vida do Sr Ivan!Foi uma grande perda para a família. Triste pensar que ele foi um apátrida e o que a querra causou. Quantas pessoas ainda hoje precisam fugir de seus países por conflitos armados.

Unknown disse...

Hoje , setembro de 2021 assisti o documentário sobre o Ivan. Muito emocionante e triste. Quanto carinho por parte dos amigos e da irmã. Um povo que sofreu muito.

Neusa Gamero disse...

Assisti hoje 06 de Setembro de 2021. E fiquei um pouco triste com a notícia da sua morte. Meus sinceros sentimentos a família e amigos. Apesar de já ter passado muitos anos.

Unknown disse...

Muito belo,merece um Oscar, parabéns aos produtores e como ele era culto e muita fé, parabéns e belíssimo lugar na eternidade.

JNI - PIRASSUNUNGA-SP disse...

Assisti o documentário no dia hj, 21/11/2021, muito lindo e emcionante! Sr. Ivan,grande ser humano! Infelizmente já falecido!!!

Marcos Marques disse...

Herói

Marcos Marques disse...

Herói

Norma Cabral disse...

Me emocionei muito com sua história mas não entendi porque ele não voltou pra Ucrânia, depois da guerra. Sua irmã estava lá e parece que sofreu mais do que o próprio quando o levaram, além dos pais, é claro!
Com certeza, fiquei triste ao saber que já faleceu.
Poderia ter voltado outras vezes à Ucrânia ou, talvez, trazido sua irmã.
Claro, sei que devem ter tido vários motivos mas, pelo que pude ver, sua irmã não tem condições e também tem a família!

Jest nas Wielu disse...

Estimada Norma Cabral,
1. Após 1945 as autoridades soviéticas faziam caça aos cidadãos da URSS (por isso muitos ucranianos naturais do Centro-Leste se declaravam naturais da Galiza, aos olhos dos acordos internacionais pós-II G.M., eram cidadãos polacos/poloneses e URSS não tinha autoridade sobre eles), só pelo facto de ser trabalhador forçado na Alemanha (Ostarbeiter) Sr. Ivan já passaria pelo NKVD e facilmente poderia ser enviado ao GULAG unicamente devido ao facto de ser Ostarbeiter, no caso dele, sendo membro da resistência ucraniana OUN ele facilmente poderia ser condenado entre 10 à 25 anos de GULAG sumariamente, sem precisar provar quaisquer culpa individual.
2. O mesmo poderia lhe acontecer praticamente até 1991, ano da Independência da Ucrânia, pois último membro da OUN executado na URSS unicamente por ser membro da OUN aconteceu em 1989, o juiz que ordenou a pena capital ainda está vivo, recebe a reforma ucraniana.
3. Depois tem a ver com as condições sociais do Ivan, ele não tinha muitas posses, era uma pessoa humilde, e as sua irmã dificilmente aceitaria se mudar aos 60 ou mais anos para o país que não conhece, etc, etc, etc.

Unknown disse...

Um dos documentários mais lindos que já vi, emocionante, IVAN ETERNO. Chorei muito.

Enedina disse...

Poxa, por que não divulgam as exibições desses documentários tão maravilhosos? Peguei por acaso ao zapear a grade da minha TV, o filme já tinha começado, portanto não vi o começo da história. Adorei, gostaria de rever esse filme, mas pegando do início. Infelizmente não divulgam essas coisas. Que o sr. Ivan descanse em paz. Foi um herói, resistiu a muito sofrimento em sua vida.

Unknown disse...

um enorme abraço a familia e dizer que foi uma honra muito grande ter compartilhado essa história conosco, que inde estiver encontre seus pais e possa na eternidade encontrar a paz...Deus esteja com todos, realmente foi um presente essa oportunidade que deram pra essa família!