sábado, dezembro 17, 2016

A «Revolução de Veludo» na Checoslováquia em 13 imagens

27 anos e 1 mês atrás, em 17 de novembro de 1989 começou a Revolução de Veludo na então Checoslováquia, nas ruas de Praga se manifestavam entre 700.000 à 1.000.000 de cidadãos. O caráter pacífico de protestos deu o nome à revolução, conhecida desde ai como “de veludo”.

Os manifestantes democráticos conseguiram impor à liderança comunista o pacote inteiro de suas exigências — a renúncia do presidente Gustáv Husák e de todo o governo comunista, a viragem do país à economia do mercado e à democracia ocidental.

02. Tudo começou no fim de outubro 1989 com a greve dos trabalhadores checos – a maior greve daqueles foi dias foi a manifestação política no dia 28 de outubro (o feriado nacional da Checoslováquia) – nas ruas de Praga estavam quase 100.000 pessoas. Durante a repressão policial morreu um estudante, a sua morte serviu como catalisador de novas manifestações.
Uma foto bem conhecida – os trabalhadores de uma das empresas checas estão assistindo o decorrer de uma manif através das janelas da sua fábrica:

03. O impulso decisivo aos eventos de Revolução de Veludo foi o papel dos estudantes em Praga que teve lugar 17 de novembro – cerca de 15.000 estudantes saíram à manif em memória dos acontecimentos de 1939 – quanto os nazis fecharam as universidades na República Checa, enviando os estudantes e professores aos campos de concentração. Em 1989 os estudantes checos vieram se manifestar contra o partido comunista – considerando que este prossegue a política semelhante aos nazis.
Na foto em cima – o confronto entre estudantes e polícia em Praga naqueles dias.

04. Milhares de participantes de manif de estudantes foram ao centro de Praga na direção da Praça Venceslau. A manif era considerada não autorizada – as colunas de estudantes foram paradas pela polícia na zona de rua de Visegrádo.
Na foto em cima – a coluna estudantil e a polícia. A polícia, até muito bem equipada, mesmo para os padrões atuais – os capacetes com proteção do pescoço e viseiras transparentes, escudos transparentes leves, cassetetes, por sinal, aparentemente, não de borracha, mas de plástico.

05. A manif decorria pacificamente, manifestantes gritavam, referindo-se à polícia: “O seu trabalho é proteger-nos”, “estamos desarmados”, “Gorbachov, Gorbachov!” No entanto, a manif foi violentamente reprimida, muitos dos manifestantes foram severamente espancados. Segundo o inquérito realizado em 1990, no decorrer de ataque da polícia em 17 de novembro foram feridas mais de 500 pessoas.
Na foto em cima – as detenções policiais durante a Revolução de Veludo:

06. No meio dos manifestantes estavam os polícias à paisana – eles tentavam detetar os líderes informais dos protestos e até os manifestantes activos e os detinham:
07. Os manifestantes e os seus simpatizantes consideraram o incidente como a relutância das autoridades de iniciar o diálogo com a sociedade. Entre as pessoas começaram se espalhar os rumores de que a intervenção da polícia resultou na morte dos manifestantes – isso causou uma nova onda de protestos contra o regime comunista.
Uma reunião do partido comunista de Checoslováquia naqueles dias:

08. Os famosos cafés de Praga onde as pessoas discutiam ativamente os acontecimentos no país, na fotografia – o café “Slavia”, um dos mais antigos cafés de Praga, em funcionamento desde 1881.
09. Na segunda metade de novembro, nas ruas centrais de Praga estava cerca de meio milhão de pessoas – o povo exigia as mudanças no país, acima de tudo – a remoção do partido comunista do poder. O maior número de cidadãos se reuniu em 25 e 26 de novembro no campo de Letná de Praga – entre 700.000 à um milhão de pessoas.
10. No dia 27 de outubro de 1989 em toda a Checoslováquia foi realizada a greve de duas horas que durou de 12h00 às 14:00, o seu início foi dado por um sinal de sirene. Nestes dias, o partido comunista da Checoslováquia fez as primeiras concessões aos manifestantes, abolindo a norma de constituição que proclamava o papel de supremacia do partido comunista em todos os assuntos políticos e sociais do país.
Os manifestantes nas ruas de Praga:

11. Os cordões de polícia nas ruas de Praga:
12. Os equipamentos militares nas ruas de Praga. Não era crível que o poder comunista pretendesse usa-los, era mais para intimidar os manifestantes.
13. Depois os eventos desenvolveram-se rapidamente – os manifestantes conseguiram a renúncia do presidente Gustáv Husák e de todo o governo comunista.
14. O dramaturgo dissidente Václav Havel fala (na foto em cima) com os manifestantes durante a Revolução de Veludo. Em 29 de dezembro de 1989, ele se tornará o presidente da nova democrática República Checa (fonte @maxim-nm).  

Bónus
O boulevard "Václav Havel", № 1/28, cidade de Kyiv
No decorrer da atual processo de descomunização da toponímica ucraniana, um dos boulevards de Kyiv recebeu o nome do dramaturgo, poeta, anticomunista e o primeiro presidente da República Checa, Václav Havel. A cerimónia de abertura contou com a presença do ministro da cultura da República Checa, Daniel Herman, da Primeira Vice-Presidente do Parlamento ucraniano, Irina Gerashchenko, do encarregado de negócios da República Checa na Ucrânia, Zdena Caisová, do diretor do Instituto Ucraniano da Memória Nacional, Volodymyr Vyatrovych, do líder da companhia civil “Boulevard Václav Havel” Zoryan Kys, dos representantes do Parlamento e do governo ucraniano, os responsáveis do município de Kyiv (IstPravda). 

Sem comentários: