segunda-feira, dezembro 26, 2016

Hitler ao Estaline — Feliz Aniversário!

Exatamente 71 anos atrás, no dia 23 de dezembro de 1939, o jornal oficial soviético “Pravda” publicou nas suas páginas a mensagem de saudação algo incomum. Adolf Hitler, com as expressões mais calorosas, felicitava Estaline pelo seu 60º aniversário (oficialmente Estaline nasceu em 21 de dezembro de 1879).
Ao Senhor IOSIF ESTALINE
Moscovo

Ao dia dos Seus 60 anos, rogo-vos que receba os meus parabéns mais sinceros. Com isso eu acrescento os meus melhores desejos, desejo a boa saúde à Você pessoalmente, e também um futuro feliz aos povos da União Soviética.
ADOLF HITLER.

Dois dias depois, em 25 de dezembro, Estaline agradeceu, ao Hitler e Ribbentrop, de forma igualmente cúmplice e calorosa.
Em resposta ao Ribbentrop, mais completa do que a mensagem ao Hitler, Estaline exortou “a amizade dos povos da Alemanha e da União Soviética, selada com o sangue [alusão à divisão conjunta da Polónia], tem todos os motivos para ser longa e forte”.

Bónus
O britânico e sobrinho do Hitler – William Patrick Stuart-Houston, nascido como William “Willy” Hitler, combateu as forças do eixo, se voluntariando para a marinha americana em 1944-45. Teve uma vida longa e interessante, nascendo em 1911 em Liverpool e falecendo em Nova Iorque em 1987.

Sem comentários: