sexta-feira, maio 24, 2019

Os mergulhadores de Chornobyl: mitos e realidade

Nessa foto podemos ver os três engenheiros mergulhadores de Chornobyl, que heroicamente morrem no segundo episódio da minissérie Chernobyl de HBO. Na realidade, todos eles sobreviveram, apenas um deles, Boris Baranov, morreu, mas só em 2005.
Dois outros, Oleksiy Ananenko e Valery Bespalov vivem na Ucrânia e trabalham na indústria atómica ucraniana, Bespalov trabalha, salvo erro, na estação nuclear de Chornobyl, recentemente, ambos foram condecorados pelo Presidente Petró Poroshenko. Bespalov estava adoentado, e não foi presente, mas Ananenko recebeu a condecoração pessoalmente. Um homem bastante vivaço, embora anda com uma bengala.
Petró Poroshenko condecora Oleksiy Ananenko, 2018 | foto: Obozrevatel
O fa(c)to de os «mergulhadores de Chornobyl» sobreviveram, não incomodou, nem tão pouco, os autores da lenda, que reza que todos eles morreram uma semana após acidente (26/04/1986) e foram sepultados em Moscovo, em caixões, ora de zinco, ora de chumbo. Na página da Administração estatal de Kyiv até hoje está publicada a petição que descreve estes mesmos caixões imaginários e propõe chamar uma rua de Kyiv em memória dos mergulhadores heróicos. As pessoas não querem saber dos fa(c)tos e adoram os heróis.
Os heróis devem ser lembrados e honrados em vida, a sua morte heróica não é necessária para serem considerados heróis (fonte).

Alguns dias após o acidente, descobriu-se que o núcleo do IV reator de Chornobyl ainda está derretendo. Debaixo de cerca 185 toneladas de material nuclear fundido, se situava um reservatório com mais de 90 milhões de litros de água. Nesse caso, se o núcleo tivesse tocado o líquido, teria havido uma poderosa explosão de vapor radioativo, que poderia ter contaminado toda a Europa.
Imagem da minissérie Chernobyl de HBO
Engenheiros ucranianos imediatamente desenvolveram um plano – foi decidido enviar três mergulhadores através das câmaras inundadas de IV reator, e quando estes chegarem ao ponto de calor, deveriam encontrar um par de escotilhas, abrindo-as, para esvaziar completamente água, enquanto o líquido ainda não fosse afetado pelo núcleo do reator.
Monumento aos Baranov, Bespalov e Ananenko em Chornobyl: “Aos que salvaram o mundo”
foto: Obozrevatel
Baranov, Bespalov e Ananenko se voluntariaram. Um deles segurava a lâmpada especial debaixo da água e outros dois abriam as escotilhas. Não sem dificuldade, mas eles conseguiram esvaziar o reservatório mortal.
Quando os três homens voltaram à superfície, eles foram recebidos como heróis (fonte e fotos).
Baranov, Bespalov e Ananenko antes do acidente
Foto de arquivo @Ihor Kostin/RIAN.

Sem comentários: