quarta-feira, maio 08, 2019

As questões inconvenientes sobre o papel da União Soviética na II G.M.

Hoje levantamos 6 questões inconvenientes sobre o papel da União Soviética na II G.M. Desde o número dos cidadãos soviéticos que colaboravam com os alemães à questão de bonança alimentar da elite comunista em Leninegrado cercado.  

1. Porque a II G.M. envolveu a União Soviética?
Uma das questões principais, que até hoje fica sem a resposta clara, é a questão seguinte — por que razão, a II G.M., dois anos após o seu início, começou no território da URSS? O que a União Soviética fez para impedir a guerra? As perguntas – puxam muitas outras questões extremamente inconvenientes para a URSS – a chamada “Guerra de Inverno” (Talvisota) de 1939 contra a Finlândia, [a ocupação militar dos Países Bálticos], a divisão da Polónia – na qual a URSS e a Alemanha nazi agiram como aliados e até realizaram uma parada conjunta em Brest.

2. Ao que cenário a URSS se preparava até junho de 1941?
O capacete soviético de aço SSh-36
Apesar de constantemente ser retratada como “bastante fraco e despreparado”, o Exército Vermelho (RKKA) já em 1935 contava com uma força impressionante – 119 divisões nas forças terrestres (87 de infantaria e 32 de cavalaria), 17 brigadas separadas – 12 de blindados e 5 de infantaria. RKKA era composto por quase um milhão de pessoas, tinha 4.400 blindados, tanques ligeiros e viaturas blindadas. Aviação e armada contavam com 220.000 efetivos e nos próximos seis anos essas forças apenas cresceram.
Blindado pesado soviético KV-2, capturado pelo Wehrmacht no verão de 1941
Será que a URSS estava se preparando não para a defesa, mas para algo completamente diferente? Na verdade, o RKKA estava se preparando para a “campanha de libertação da Europa”. Nos primeiros dias da guerra nazi-soviética Wehrmacht capturou cerca 6.500 blindados soviéticos (KV e outros modelos), saídos de fábricas, estacionados nos comboios/trens de mercadoria, prontos para “seguir para Ocidente” – uma parte destas máquinas foi incorporada nas unidades alemãs de blindados.
Blindados soviéticos T-34 e KV-2 da unidade PzAbt. z.b.V. 66 da Wehrmacht | arquivo
À propósito, a pequena Finlândia, que realmente não pretendia atacar ninguém e que apostou na defesa activa — em 1939 se defendeu e aguentou contra o ataque do gigante soviético, infringindo ao inimigo as perdas de 1 por 7 — cada militar finlandês caído representava 7 militares soviéticos mortos.

3. Porque 1,5 milhões de cidadãos soviéticos lutaram contra a URSS?
Unidade da Guarda do ROA com a bandeira tricolor russa, Pskov, 1943 | arquivo
Em 1941 cerca de 4 milhões de militares soviéticos se renderam aos alemães, e mais de um milhão de cidadãos soviéticos lutou contra a URSS com as armas nas mãos. Na Rússia ocupada, entre 1941 à 1943, existia até a república Lokot autónoma (reconhecida pelo Reich, com a população superior à de Bélgica), aliada dos nazis, que contava até com o seu próprio exército (RONA).
Oficiais do Exército Russo de Libertação Nacional (RONA) durante a Revolta de Varsóvia
O exército de general soviético/russo Andrey Vlasov (ROA) contava com pelo menos 130.000 efetivos, usava a bandeira tricolor russa, e seus líderes consideravam a II G. M. no território da URSS como uma continuação da guerra civil russa da década de 1920. No total, entre 1941 à 1945, levando em conta diversas unidades da frente e da retaguarda, e de acordo com vários historiadores, entre 1 à 2 milhões de cidadãos soviéticos lutaram do lado dos invasores alemães contra a URSS com as armas nas mãos.
O general russo Andrey Vlasov se dirige aos militares do ROA | foto: Wikipédia
Até que ponto o governo soviético é culpado disso, com suas expropriações forçadas de alimentos, repressões em massa contra os cossacos, kulaks/kurkuls, com a organização e execução do Holodomor ucraniano? Até que ponto nisso se refletem as políticas de Estaline/Stalin, em que todos os militares soviéticos que passaram (mesmo fugindo) pelo cativeiro alemão eram enviados aos campos de concentração de GULAG? As perguntas que continuam por responder...

4. Por que a URSS sofreu perdas tão terríveis nessa guerra?

A União Soviética sofreu perdas tão grandes durante a II G.M., que os seus números exactos são desconhecidos até hoje – entre 29 à 40 milhões de pessoas. Novamente, a pequena Finlândia em 4 meses de Talvisota perdeu 25.000 militares mortos, causando perdas ao inimigo na proporção de 1 por 7 – 7 militares do RKKA por cada militar finlandês caído.
As tropas soviéticas sofriam perdas colossais independentemente de estarem em defesa ou na ofensiva – até 1943 a proporção era de 1 alemão por cada 10 soviéticos, depois de 1943 a proporção passou para 1 por 5. Os comandantes soviéticos lutaram de forma tão inepta, preferindo “cobrir o inimigo com os gorros” – que em resultado disso dezenas de milhões de jovens morreram, o buraco demográfico ainda hoje é sentido na Rússia.

5. O que realmente foi o cerco de Leninegrado e porque não foi evacuado Estalinegrado?
As ruas desertas de Leninegrado no decorrer do seu cerco | foto: arquivo
74 anos após o fim da II G.M. ninguém ainda respondeu a pergunta – por que de Leninegrado não foram evacuaram todos aqueles que não estavam envolvidos na sua defesa e na produção de armamento? [Por que razão em Leninegrado havia canibalismo] quando nas “cantinas especiais” [da elite comunista] nada faltava?
A cidade de Estalinegrado, transformado em escombros | foto: arquivo
Por que a cidade de Estalinegrado não foi evacuada à tempo? Apenas cerca de 100.000 pessoas de um total de 400.000 (ou seja, apenas ¼) foram evacuadas. De acordo com alguns historiadores a cidade não foi evacuada porque “os militares não iriam defender os edifícios vazios”. É uma versão bastante assustadora, que em nada favorece o regime soviético.

6. Por que os arquivos soviéticos não foram desclassificados na Rússia?

Por que razão a Rússia, que se proclama de “sucessora da URSS”, os arquivos militares ainda são classificados? Putin assinou uma ordem pela qual o regime de sigilo se aplicará à esses documentos até o ano 2040. Por que isso foi feito? O que poderia estar nesses arquivos?
Militares do RKKA na cidade de Dresden, junho (?) de 1945 | arquivo
Os arquivos podem revelar os números reais de baixas soviéticas – que podem ser muito maiores e piores do que todos os números revelados até hoje. O número de cidadãos que passaram ao lado dos alemães pode ser muito maior do que se acredita atualmente. Os arquivos podem revelar o verdadeiro papel do NKVD na guerra, em que vários milhões de pessoas possivelmente não foram mortos por alemães, mas abatidos pelos esquadrões de morte da secreta soviética.

Os dias 8 e 9 de maio são os dias da lembrança e do luto daquele monstruoso triturador de carne em que as nações inteiras foram lançadas nos meados do século XX e em que dezenas de milhões de pessoas morreram, sem jamais presenciar o futuro.

Fotos: Wikipédia | arquivo | Texto Maxim Mirovich e [Ucrânia em África]

Sem comentários: